O Ministério da Agricultura anunciou hoje que vai disponibilizar ajuda imediata aos agricultores da freguesia de Jou, Murça, afectados pela queda de granizo, no sábado, através do fornecimento gratuito de adubos fólicos e cálcio.

O Ministério da Agricultura revelou em comunicado que a queda de água e granizo durante cerca de hora e meia ao final da tarde de sábado atingiu uma área estimada entre 100 a 150 hectares de terrenos agrícolas.

Desde domingo, equipas de técnicos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP Norte) estiveram no terreno a avaliar os prejuízos.

As culturas mais afectadas são os castanheiros (80 hectares), vinha (20 hectares), macieiras (20 hectares), olival (20 hectares), cerejeiras (6 hectares) e pessegueiros (2 hectares).

Os técnicos revelaram ainda que, no interior da área atingida, registou-se a destruição da quase totalidade de pequenas hortas familiares, tendo-se verificado ainda pequenos arrastamentos de terras.

O Ministério da Agricultura anunciou que vai disponibilizar de imediato ajuda, fornecendo, a título gratuito, adubos fólicos e cálcio.

Equipas da Divisão de Vitivinicultura e da Divisão de Protecção e Controlo Fitossanitário reúnem-se terça-feira com os agricultores afectadosa fim de os sensibilizar para a importância da adopção de medidas culturais que atenuem os estragos.

Em termos de culturas, os técnicos confirmaram estragos entre 10 a 30% de queda de folha nos castanheiros, 20 a 40% de lesões nos frutos e queda de folhas nos olivais e 30 a 80% de destruição dos cachos, fendilhamento dos sarmentos e queda de folhas das videiras.

Verificou-se ainda entre 20 a 60% de lesões nos frutos e queda de folhas dos pessegueiros, de 30 a 80 por cento de lesões nos frutos e queda de folhas das macieiras e 40 a 80 por cento de lesões nos frutos e queda de folhas nas cerejeiras.

A fonte do ministério afirma que, apesar do Estado contribuir até 75% para a criação de seguros, a maior parte dos agricultores cujas culturas foram atingidas pelo granizo não tem feito qualquer seguro de colheita, à excepção de alguns produtores de maçã.



PARTILHAR:

«Desafios do Douro»

O presidente da Câmara de Murça