O deputado do PSD e vice-presidente da Assembleia da República Adão Silva anunciou hoje, na reunião da bancada, que vai deixar o parlamento na próxima legislatura.

Contactado pela Lusa, confirmou a sua saída, que já tinha prevista para 2023, caso a anterior legislatura iniciada em 2019 tivesse chegado ao fim.

Com a segunda dissolução consecutiva do parlamento anunciada para 15 de janeiro, Adão Silva transmitiu à bancada essa intenção de se reformar com o fim da XV legislatura.

“Ao fim de 25 anos de deputado, e dois anos e meio como membro do Governo, chega ao fim uma excelente etapa da minha vida, saio muito satisfeito, tive aqui uma grande oportunidade e procurei fazer melhor o que pude”, disse.

A partir de fevereiro, tenciona dedicar-se, entre outras coisas, à agricultura, em especial à produção de nozes biológicas.

Na reunião da bancada, Adão Silva, que foi líder parlamentar do PSD entre setembro 2020 e abril de 2022 (durante a presidência de Rui Rio), foi muito aplaudido, e o atual presidente do grupo parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento, aproveitou para convidá-lo a participar na campanha das legislativas antecipadas.

“Também lhe transmiti algumas palavras de simpatia. O Joaquim Sarmento fez o melhor que podia ser feito por um presidente do grupo parlamentar em condições muito difíceis”, afirmou.

Quanto à campanha, disse estar sempre disponível para a fazer em Bragança, o círculo pelo qual foi eleito nas dez legislaturas em que esteve na Assembleia da República e na qualidade de cabeça de lista em 2015, 2019 e 2022.

O deputado foi eleito pela primeira vez para a Assembleia da República na V legislatura, em 1987, e desde então só não esteve no parlamento na VII legislatura (1995-1999).

Adão José Fonseca Silva nasceu a 01 de outubro de 1957, foi professor do ensino secundário, presidente da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros e secretário de Estado Adjunto do ministro do Saúde no Governo liderado por Durão Barroso.

Na atual legislatura, foi indicado pelo PSD e eleito vice-presidente da Assembleia da República, pertencendo, como suplente, às comissões de Defesa e Agricultura e Pescas.



PARTILHAR:

Idosa encontrada morta na sua habitação na cidadela

Prémio Vinha Douro atribuído a quintas de São João da Pesqueira e Lamego