A brigada móvel da Cruz Vermelha de Bragança vai fazer rastreios nas escolas do distrito que se encontram abertas para dar resposta a filhos de profissionais da linha da frente e alunos carenciados, informou hoje a instituição.

A delegação de Bragança divulgou, em comunicado que “em colaboração com a Coordenação Nacional de Emergência, assume, a partir de hoje, a missão de proceder a rastreios à covid-19, através da realização de testes de deteção de antigénio de leitura rápida”.

Os testes serão feitos “nos estabelecimentos de ensino que, em período de contingência, estão a servir como locais de acolhimento às famílias dos profissionais de serviços essenciais”, assim como a alunos carenciados.

A brigada móvel da Cruz Vermelha “vai percorrer, ao longo das próximas semanas, os 12 concelhos do distrito de Bragança, assim como o distrito de Vila Real, com intervenções de rastreio periódicas e agendadas em diversos estabelecimentos de ensino”.

Esta brigada móvel, constituída por três elementos, para a realização de testes começou a trabalhar a 25 de janeiro com o propósito de deslocar ao local onde é necessária a realização de rastreios, nomeadamente a instituições sociais ou juntas de freguesias.

O serviço é gratuito e é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A delegação de Bragança da Cruz Vermelha permite também a realização de testes nas instalações, gratuitos quando prescritos pelo SNS ou por 20 euros se por iniciática dos cidadãos ou empresas.

A instituição está também a levar apoio a quem precisa, através da iniciativa “Bragança, um jovem contigo” que, de forma voluntária, pretende ajudar a atenuar “o isolamento a que estão votadas muitas das pessoas do concelho, seja pela pandemia Sars Cov 2, seja pela vulnerabilidade social pré-existente.

Outras das ações em curso destina-se aos profissionais da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, com a distribuição semanal do almoço em parceria com várias empresas do concelho.

Para dar estas respostas, a delegação de Bragança dispõe de um grupo de 66 voluntários e propõe-se trabalhar em parceria com o Politécnico de Bragança, aproveitando o potencial da formação na área da saúde.

HFI // MSP Lusa, Foto: Cruz Vermelha de Bragança



PARTILHAR:

Moncorvo com tudo preparado para começar o ensino à distância

PJ deteve suspeito de abuso sexual de criança em Vila Pouca de Aguiar