A Unidade de Convalescença do Hospital de Macedo de Cavaleiros está atrasada. Apesar de a sua abertura estar calculada para Outubro, só deverá entrar em funcionamento no final de 2008, e com menos capacidade de alojamento de doentes do que o inicialmente previsto. Deverá ficar com 22 camas, quando chegaram a estar estipuladas 30.

Este atraso gerou descontentamento na Câmara Municipal daquela cidade. O protocolo assinado entre a Autarquia e a Administração Regional de Saúde do Norte, a 14 de Abril, no âmbito da Rede de Urgência e Emergência Médica do distrito de Bragança, aquando dos protocolos com as autarquias por causa do encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente em vários concelhos.

Este acordo prevê ainda a instalação de um helicóptero SIV (Suporte Imediato de Vida) em Macedo de Cavaleiros, que deverá ser estacionado já em Janeiro. A instalação da Unidade de Convalescença está a cargo do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), sendo que o protocolo estabelece Outubro deste ano como meta. No entanto, fonte daquela unidade de saúde explicou, ao JN, que o processo está em andamento o mais rápido que é possível, mas não é exequível trabalhar mais depressa porque é preciso seguir os trâmites legais.

As instalações do centro de saúde de Macedo de Cavaleiros, onde vai ficar instalada a Unidade de Convalescença, só foram libertadas em Maio. O projecto só foi apresentado e discutido no início de Julho. O concurso público deverá ser lançado este mês, e a adjudicação está prevista para o início de Dezembro.
A conclusão da obra deverá ocorrer em Setembro de 2008.



PARTILHAR:

Rapazes preocupam

O fenómeno é cíclico