Do programa destaca-se a apresentação e discução dos estatutos da Federação e celebração da escritura notarial que pos em letra de forma a ideia da Federação que vinha sendo reclamada por todos, e que só agora foi possível executar.
A Federação corresponde assim ao anseio de todas as Casas Regionais, sendo votada por unanimidade apenas faltando agora a rectificação por parte das assembleias das respectivas casas, rectificação essa que vai ser feita caso a caso mas que não constituiu problema já que se prevê que todas as casas venham a aprovar esta estrutura organizativa como forma de união maior empenhamento na defesa dos Transmontanos e Alto Duriences espalhados pelo mundo.

A actual direcção Constituinte da Federação estará encarregue da organização processual e de resolver toda a burocracia necessária e de contactar todos para preparar as primeiras eleições para a Federeção.

Da agenda dos trabalhos constou ainda a apresentação do Ante-projecto do regulamento Interno da Federação, sendo amplamente divulgados e negociados todos os pontos que no fim gozaram do concenso da todos os presentes e representantes de casas regionais.

Foram depois apresentadas novas formas de inovação e funcionamento das Casas Regionais, com especial incidência nas novas tecnologias, nomeadamente com a apresentação do site www.trasosmontes.com como Portal de referência para todas as Casas Regionais e de como isso poderia ser um optimo elo de ligação entre a Federação e todas as casas regionais espalhadas pelo mundo. Foi abordado com alguma profundidade as possiblidades que a Internet poderá ter na divulgação das actividades e de como isso poderá contribuir para unir e dar a conhecer os inumeros eventos realizados por todos os transmontanos em todo mundo.

Ao encontro não faltaram os magnificos temperos da gastronomia transmontana e de uma tarde cultural onde estiveram presentes grupos de cantares e gaiteiros da região e pauliteiros de Miranda.



PARTILHAR:

SIC começou, a 7, a entrar nos cabos televisivos do Canadá

Guterres anuncia linha 144