Os comerciantes de Bragança estão “muito desiludidos” com as vendas nesta época natalícia, disse hoje à Lusa a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISB) daquele concelho.

“As vendas estão muito mais fracas do que no mesmo período do ano passado. Talvez porque no ano passado saíamos de uma fase de pandemia e as pessoas tinham mais dinheiro disponível”, afirmou à Lusa Maria João Rodrigues, presidente da ACISB.

Este ano, os brigantinos têm optado por presentes mais baratos e simbólicos.

“Os comerciantes estão muito desiludidos nesta fase. As pessoas não têm meios financeiros disponíveis. O crédito à habitação está muito elevado, os produtos estão muito mais caros e o rendimento não subiu”, vincou a dirigente da associação que representa 465 comerciantes, 95% de Bragança e os restantes de concelhos limítrofes.

Maria João Rodrigues explicou que esta quadra festiva costumava trazer “ar fresco às tesourarias das empresas”, por ser a única festividade entre os meses de setembro até março, altura da Páscoa.

Por isso, o início de 2024 antecipa-se difícil. “É essa a triste realidade dos comerciantes, enquanto os consumidores não interiorizarem que é importante recorrem ao comércio local e não às grandes empresas”, lamentou Maria João Rodrigues.

A presidente disse ainda que a ACISB tem vindo a tentar dinamizar o comércio local e tradicional. “É importantíssimo em todas as cidades. É aí que estão a maior parte dos postos de trabalho. Corremos o risco destas pequenas empresas, muitas familiares, ficarem comprometidas”, alertou Por isso, o início de 2024 antecipa-se difícil. 



PARTILHAR:

Acidente na A4, envolveu 3 veículos e provocou 10 feridos ligeiros.

Idoso de 74 anos morre em acidente de trator em Chaves