Cinco empresários do Distrito de Bragança receberam, em Espanha, formação superior na área empresarial, no âmbito de uma cooperação ibérica que contou pela primeira vez com a participação portuguesa desta região num master vocacionado para o sector, foi hoje divulgado.

Os certificados deste MBA em \"Administração e Direcção de Empresas\", equivalente aos mestrados portugueses, serão entregues hoje, na cidade espanhola de Valladolid.

Este intercâmbio resulta de cooperação entre a associação empresarial de Bragança, o Nerba, e a Fundação espanhola de San Pablo Castillha y Léon CEU, o instituto de estudos superiores responsável pelo master.

O curso vai já na terceira edição e foi frequentado este ano por cinco portugueses, um número que os responsáveis esperam duplicar no próximo ano.

As actividades curriculares arrancaram em Março e tiveram a duração de 500 horas, com a adesão portuguesa de cinco proprietários e responsáveis empresariais, dois de Mirandela e três e Bragança.

Entre os formandos portugueses estão sócios e gerentes de algumas das empresas com maior implantação na região, nomeadamente da Sousacamp, com sede em Vila Flor, que está a expandir o negócio dos cogumelos para o Distrito vizinho de Vila Real.

O master custou perto de sete mil euros e os participantes receberam formação nas áreas económico-financeira, jurídico- fiscal, qualidade e inovação, recursos humanos, marketing, associativismo empresarial, entre outras.

Dotar os empresários das duas regiões fronteiriças de formação «dentro de um programa de excelência académica» é o propósito deste master, que serve também para reforçar a cooperação transfronteiriça
A fundação responsável pelo curso vai também atribuir, hoje, os chamados \"master de ouro\" a quatro personalidades dos países envolvidos no projecto, entre elas o ex-governador civil de Bragança, Cruz Oliveira, actual director do Centro Internacional de Negócio da União Europeia na região transmontana.

Serão ainda distinguidos o chefe de escala em Valladolid da empresa low-cost Ryanair, Carlos del Campo, o responsável pelo hotel Real Monasterio de San Zoilo de Carrión de los Condes (Palencia), Amador Alonso Fraile, e o secretario geral da Câmara do Comércio de Espanha em França, Francisco Rodrigues Queiruga.

No ano anterior, o português distinguido foi o chefe de missão do Douro, Ricardo Magalhães, pelo trabalho de cooperação que promoveu na Comissão de Coordenação da Região Norte, entre esta região portuguesa e Espanha.

No master estão envolvidas instituições de ensino superior de Portugal, Espanha, França e Inglaterra, a saber a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e o Isla de Bragança, a Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) de Vila Real, a universidade francesa de Montesquieu e a inglesa Oxford House College de Londres.

Conta ainda com a colaboração de organizações empresariais, de economistas, juristas e empresas, nomeadamente financeiras.

O Centro de Estudos Universitários de Valladolid foi criado em 1932 pela associação católica de propagandistas e transformou-se num instituição com mais de três mil docentes, 28 mil estudantes e centros educativos nas principais cidades espanholas.



PARTILHAR:

Uma pessoa ficou ferida

«O ser mirandês»