Oito municípios de Bragança firmaram ontem, em Carrazeda de Ansiães, um compromisso político com os objectivos do desenvolvimento sustentável, mediante a assinatura da Carta de Alborg. Trata-se de um documento que prevê o desenvolvimento da economia urbana, ordenamento do território, mobilidade urbana e conservação da natureza.

O projecto vai decorrer ao longo de 18 meses, ao abrigo de uma pareceria entre os municípios, a empresa Resíduos do Nordeste e a Universidade Católica. O objectivo passa pela implementação de um processo de Agenda 21 local em cada um dos concelhos, designadamente Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Vila Flor, Mogadouro, Vimioso e Miranda do Douro.

Vai ser definida uma estratégia para uma região sustentável, tendo em mente uma meta de 10 anos, com vista à melhoria da qualidade de vida. Uma das vertentes passa pela participação pública, em que se espera realizar um trabalho de baixo para cima. A população deve estabelecer as áreas prioritárias a alterar naqueles municípios, fazendo o diagnóstico da situação.

Por exemplo vai ser distribuído um questionário pela população escolar e através dos jornais locais, em que a população é convidada a indicar os principais problemas e potencialidades da sua terra.

A estratégia da Agenda 21 Nordeste faz parte da Estratégia Norte 21, para toda a região, daí que esteja a ser acompanhada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDRN), podendo servir também como uma forma de captar dinheiros comunitários.

Ricardo Magalhães, vice-presidente da CCDRN, defende que os projectos devem ter escala, à semelhança do que já acontece com a recolha e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, que é feita em conjunto pelos 12 municípios daquele distrito, e ainda Vila Nova de Foz CÎa (Guarda). A Resíduos do Nordeste está a perspectivar um novo modelo de gestão dos resíduos, porque o actual aterro sanitário, que existe desde 1997, tem uma duração estimada até 2017, pelo que é preciso encontrar uma solução para o futuro.

Em Alfândega da Fé, João Carlos Figueiredo pretende avançar, ao abrigo deste processo, com o lançamento de um concurso para a execução de estações de tratamento de águas residuais em todos os concelhos, \"de acordo com os princípios definidos pela Agenda 21, que prevê determinações rigorosas a nível ambiental\".



PARTILHAR:

Acção inédita na região

Zona dos Merouços