O estudante André Xavier é, aos 19 anos, o cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Bragança, com a fuga dos jovens do interior para o litoral do país entre as suas preocupações.

A candidatura do mais jovem candidato à Câmara da capital de distrito foi formalizada pela distrital do partido depois de a concelhia ter anunciado a escolha de outro candidato, o advogado Manuel Vitorino, de 65 anos.

André Xavier quer mostrar que os jovens querem trabalhar e lutar pela sua terra, e que precisam de oportunidades para se manterem na cidade e na região e travarem a fuga para o litoral.

Esta foi a motivação que o levou, como disse à Lusa, a aceitar o desafio do Bloco de Esquerda, partido do qual é militante, de ser o candidato nas eleições de 26 de setembro.

André Xavier é de Palaçoulo, uma aldeia de Miranda do Douro, e deslocou-se para Bragança para estudar Gestão de Negócios Internacionais, no instituto politécnico.

“O que me leva a candidatar-me é a preocupação de ver esta cidade [Bragança], de que gosto tanto, a ter os mesmo problemas com que estou familiarizado, que é os jovens estarem a deslocar-se para o litoral e ficarmos um lar de idosos”, salientou.

O candidato considera que “é possível, com políticas certas, inverter ou atenuar esta tendência, com políticas diferentes das dos dois partidos políticos [PS e PSD] que têm governado”.

Outra “grande preocupação” que o cabeça de lista tem “é a emergência climática” e, por isso, acha que “é preciso apostar mais em transportes públicos em Bragança”.

“É preciso aumentar os horários, melhorar a frota com mais veículos elétricos e alargar a oferta das linhas rurais”, defendeu.

O jovem define como objetivo eleitoral “ganhar” e “ser presidente da Câmara”.

“É o que todos nós que nos candidatamos queremos”, enfatizou.

O Bloco de Esquerda foi a quarta força política há quatro anos, com 2,7% dos votos no concelho de Bragança, onde estão inscritos 35.722 eleitores para as eleições deste mês.

Há quatro anos, o PSD conseguiu 57% dos votos e a eleição do presidente e quatro vereadores, e o PS ficou com os outros dois vereadores e 27% da votação.

A Câmara de Bragança teve quatro presidentes desde as primeiras eleições autárquicas livres, com o PSD a contabilizar o maior número de anos de poder no executivo.

CDS-PP e PS também tiveram a liderança do município transmontano, mas há cinco eleições autárquicas que os sociais-democratas seguram a presidência da Câmara da capital de distrito.

Texto : Helena Fidalgo/Lusa, Fotografia: António Pereira



PARTILHAR:

Carlos Silvestre quer ser a voz do CHEGA na Câmara

Douro Rock regressa com lugares sentados e atuações dos GNR e The Gift