A Televisão Digital Terrestre (TDT) só vai disponibilizar o acesso a canais regionais à população do litoral do País. Este serviço, que vai substituir o actual sistema analógico, deverá ser implementado até 2012, mas o distrito de Bragança só terá acesso aos canais em sinal aberto, ou seja RTP 1 e 2, SIC e TVI.

Nos documentos relativos à introdução da TDT em Portugal, que se encontram em consulta pública até ao próximo dia 15, está bem claro que só uma parte do litoral do País (entre o Porto e o Algarve) ficará coberto com os multiplexers D, E e F. Estes são, precisamente, os emissores que dão acesso aos canais de âmbito regional, em sinal condicionado. Quanto ao resto do território terá, apenas, cobertura integral dos multiplexers A, B, e C, que dão acesso aos canais de cobertura nacional, designadamente RTP1 e 2, SIC e TVI.

Desta forma, o nascimento de televisões de âmbito regional no distrito de Bragança poderá ser condicionado pelo sistema TDT, visto que não vai disponibilizar sinal para a emissão de novos canais.

Segundo informações avançadas pela ANACOM, a entidade que venha a ganhar o concurso para a introdução do novo sistema de emissão em Portugal terá que assegurar, ao fim de três anos, a cobertura para a recepção fixa de 99 por cento da população do território nacional. Nessa altura, a emissão dos canais em sinal aberto deverá chegar, de uma forma equilibrada, à população de todos os distritos do continente e ilhas.

Televisão Digital não traz canais regionais para o Nordeste Transmontano

Já os canais de âmbito regional só deverão chegar ao litoral, abrangendo, num prazo de três anos, 85 por cento da população.

A zona de cobertura de âmbito parcial terá cobertura dos canais nacionais e, ao mesmo tempo, dos diversos canais regionais, que chegarão a casa dos portugueses através do pagamento de assinatura mensal. Mas, quem não residir na faixa litoral, onde o sistema chega na totalidade, só poderá visualizar os canais de âmbito nacional.

A introdução da TDT visa melhorar a qualidade dos meios tecnológicos oferecidos à população, com destaque para a melhoria da qualidade de som e de imagem e para a introdução da televisão de alta definição.

A Comissão Europeia estipulou 2012 como o prazo limite para o encerramento das emissões analógicas em todos os Estados-Membros. Para tal, Portugal já está a trabalhar na implementação do novo sistema, com a preocupação de que a população tenha acesso aos mesmos serviços em formato digital, após a desactivação do sistema analógico terrestre. Já o acesso a um leque mais vasto de canais está garantido, apenas, à população que reside na faixa litoral, entre o Porto e o Algarve.



PARTILHAR:

Em Atenor

Banco espanhol recupera Domus