Promover e divulgar o burro como animal de uso terapêutico em Portugal, é o principal objectivo das jornadas de Asinoterapia e Asinomediação que hoje terminam no Centro de Recria do Burro Mirandês, em Atenor, concelho de Miranda do Douro.

Cerca de duas dezenas de pessoas ligadas ao ensino especial ou simples curiosos e criadores de burros, oriundos de vários pontos do país, juntara-se a especialistas europeus no campo da Asinoterapia e Asinomediação para assim perceberem a função que estas duas ciências podem ter na ajuda a crianças com necessidades especiais.

Ao longo de dois dias foi possível partilhar experiências com uma médica psiquiátrica italiana que utiliza a Asinoterapia para ajudar doentes do foro psiquiátrico e que tem alcançado bons resultados. Um médico veterinário também oriundo de Itália explicou aos participantes a relação homem/animal e a bio-mecânica associada ao comportamento animal. Parte desses conhecimentos foram passados a técnicos portugueses que agora começam a dar os primeiros passos na aprendizagem destas ciências. \"Estou a ficar muito entusiasmada com todos este ensinamentos.

Na escola onde trabalho temos casos complicados ao nível de Autismo, Trissomia 21 ou deficiência mental, e estes animais podem ser uma importante ajuda para as crianças com necessidades especiais,\" disse Clara Gonçalves, educadora de infância no ensino especial de uma escola do Grande Porto.

No entanto, há outras terapias que podem ser complementadas com os ensinamentos adquiridos na formação que decorreu em Atenor. A Musicoterapia pode ser assim uma nova parceira no ensino e educação de crianças. \"Acho interessante que haja ligação entre as mais diversas terapias.

O carácter calmo e dócil destes animais, aliado à musica, pode muito bem ser uma nova forma de relaxamento de crianças activas,\" defendeu Frederico Nazoni , professor do 1.º Ciclo, de Lisboa. Na opinião de Miguel Nóvoa, da Associação Para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, \"é preciso formar um grupo de técnicos com aptidões, para assim poderem ajudar associações ou escolas que tenham a seu cargo a educação de crianças com necessidades especiais a interagirem com a Asinoterapia e Asinomediação\".



PARTILHAR:

Vila Real ó que linda Ús..

Canais regionais