A linha de transportes ecológicos de Bragança, onde circulam três autocarros eléctricos, é a mais usada do município. A Linha Azul serve o centro da cidade e representa 12% do valor global de passageiros que, anualmente, viajam no Sistema de Transportes Urbanos de Bragança (STUB).

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Rui Caseiro, os autocarros ecológicos do concelho são os mais usados a nível nacional. No ano passado, cerca de meio milhão de passageiros viajaram nos autocarros do Sistema de Transportes Urbanos de Bragança.

Desde 2005 que se registou um aumento e a tendência é para crescer. A monitorização do sistema revela que há mais pessoas em idade activa a utilizar o transporte colectivo. A taxa de utilização diária é de 30%.

O aumento é explicado, por Rui Caseiro, pelas alterações nas linhas, pelos autocarros em boas condições e pelos motoristas com formação, \"o que criou um serviço de qualidade, porque, se as linhas derem resposta às necessidades da população, o uso será maior\" referiu.

Para aumentar a utilização, a Autarquia procedeu a uma reestruturação das linhas urbanas, que vai entrar em vigor no próximo dia 1. As mudanças passam por reajustamento de horários e circuitos das quatro linhas urbanas. O percurso actual com uma extensão de 40 quilómetros vai encurtado em três, de modo a torná-lo mais rápido. Nas horas de ponta, os autocarros passarão com maior frequência, os atrasos máximos deverão ser reduzidos a oito minutos.

Muitos dos utentes do STUB são cidadãos que beneficiam de descontos, nomeadamente, idosos, estudantes e carenciados. A receita apurada pela Autarquia equivale a 21% dos gastos, mas se lhe fosse somado o valor dos apoios sociais, chegaria aos 70%.



PARTILHAR:

2007-2008: Alunos mais concentrados

Espera milhares de pessoas