A maioria das aldeias do distrito de Bragança assiste à partida das crianças para os centros escolares criados nas sedes de concelho. Este ano, a abertura do ano lectivo foi marcada pelo encerramento de mais 15 estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo em todo o distrito e os alunos são transportados para os centros escolares ou escolas de acolhimento.

Os concelhos de Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta e Vimioso já concentraram os estudantes em centros escolares, tendo encerrado todas as escolas no Mundo Rural.
Nos restantes municípios ainda há estabelecimentos de ensino a funcionar nas aldeias, mas a tendência é para a concentração dos alunos em pólos escolares. A desertificação que afecta o distrito de Bragança leva à diminuição do número de crianças, o que, a prazo, levará ao encerramento das escolas de acolhimento que ainda restam.

Recorde-se que, no âmbito da reorganização escolar, o Ministério da Educação estipulou o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino com menos de 20 alunos. Um ano após a implementação desta medida, o Jornal NORDESTE dá-lhe a conhecer as principais mudanças ocorridas, concelho a concelho.



PARTILHAR:

Intoxicação em Vidago

«Bus» eléctrico é o mais utilizado