Aprovada a elaboração de um plano estratégico que visa definir quais as ações a implementar nas áreas da coesão económica, social e territorial do Município de Bragança e da Diputación de León.

 

O Município de Bragança e a província espanhola de León irão receber, sensivelmente, 160 mil euros de fundos comunitários com o intuito de elaborarem um plano estratégico que visa definir quais as ações a implementar nas áreas da coesão económica, social e territorial no âmbito do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) que une as duas regiões.

A aprovação do plano estratégico e a sua consequente adjudicação foi aprovada durante uma assembleia-geral da AECT no final do mês de novembro e comunicada durante a conferência de imprensa que se seguiu e que reuniu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Bragança o autarca Hernâni Dias, o presidente da Diputación de León, Juan Martinez Majo, o vice-presidente primeiro da Diputación, Francisco Castañón, o deputado da cultura, Miguel Ángel Fernández, bem como técnicos das duas instituições ibéricas.

“Os projetos estão já a ser pensados, uma vez que adjudicámos, agora, a elaboração do Plano Estratégico e aí ficará vertido tudo aquilo que será a atuação futura do AECT”, declarou, no final da conferência de imprensa, Hernâni Dias, que assumirá a presidência rotativa do agrupamento já em maio do próximo ano.

 

Os membros constituintes da AECT León-Bragança são a Diputación Provincial de León (España) e a Câmara Municipal de Bragança (Portugal)

 

“Nós vamos assumir a presidência do AECT porque é uma questão estatutária. Entendemos que há várias áreas que devem ser abordadas, mas, também, neste caso particular, o próprio plano estratégico indicará o caminho a seguir, indicará aquelas que serão as prioridades que devem estar subjacentes à atuação, quer do lado da Diputación de León, quer do lado da Câmara Municipal de Bragança, para que, em conjunto, façamos um projeto que valha a pena trabalhar”, expressou o edil brigantino, reafirmando uma ambição antiga, "a aproximação física e continuar a lutar por melhores acessibilidades entre as duas regiões".

Este é, também, um dos pontos apontados também como uma prioridade entre as duas regiões pelo presidente da "diputación" de León. “Nós damos muita importância a esta cooperação e uma das reivindicações que temos em comum é uma conexão por via rápida ou por autoestrada entre as duas cidades”, referiu Juan Martínez Majo. Certo é que as duas regiões fronteiriças partilham de problemas semelhantes como o despovoamento, mas, também, “de bastantes similitudes, sobretudo, do ponto de vista cultural, de tradições e costumes”, sublinhou o atual presidente do AECT Léon-Bragança.

 

A partir de maio de 2018, ano de consolidação do AECT, a capital do nordeste irá assumir a sua presidência

 

O exemplo perfeito foi a VIII Bienal da Máscara. Até porque este ano a Mascararte, que aconteceu entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro, foi subordinada à temática “Entrudos e Mascaradas Leoneses”, tendo na cidade de León o seu principal parceiro. Tanto assim que Bragança recebeu nove grupos de mascarados oriundos de León e quase 300 pessoas participaram no Desfile de masaraos, um dos pontos altos da Mascararte 2017.

Formalizado há cerca de um ano para as duas regiões desenvolverem projetos conjuntos aproveitando os incentivos da União Europeia, o AECT León-Bragança viu, até ao momento, apenas um único projeto financiado, o plano estratégico, de entre quatro candidatados. Dos três restantes, dois foram reprovados e um, destinado a pequenas atividades económicas rurais, o Agro-Investe, encontra-se “em lista de espera”.

Recorde-se que as cidades de Bragança e León estão geminadas há mais de uma década, desde 2006, e têm desenvolvido várias iniciativas conjuntas de aproximação. O AECT foi, assim, criado para facilitar essa mesma cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional entre as duas regiões, permitindo que ambas as partes ponham em prática projetos conjuntos, troquem experiências e melhorem a coordenação e a ordenação territorial.

 

MAIS INFORMAÇÕES EM:

http://www.aect-leon-braganca.eu/

 



PARTILHAR:

Acidente provoca um ferido ontem à noite em Bragança

Mondim de Basto realiza Bienal do Granito em 2018