Um grupo de 26 bombeiros portugueses, com seis viaturas, estão a combater um incêndio na província espanhola de Zamora, disse hoje à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança.

De acordo com a agência Efe, o incêndio na província espanhola, que faz fronteira com o distrito de Bragança, já queimou mais de 10 mil hectares de terreno, e chegou a obrigar à evacuação de 14 povoações, que contam com um total de 1.700 habitantes.

Na Serra da Coroa, local do incêndio, estão também meios aéreos que foram ativados na manhã de hoje, de acordo com a agência espanhola.

Entretanto, das 14 povoações evacuadas, os habitantes de sete puderam regressar às suas casas: Boya, Cabañas de Aliste, La Torre de Aliste, Mahíde, Palazuelo de las Cuevas, Pobladura de Aliste e San Pedro de las Herrerías.

Atualmente, mantêm-se evacuadas as localidades de Villardeciervos, Ferreras de Arriba, Villanueva de Valrojo, Ferreras de Abajo, Flechas, Codesal e Cional, cujos habitantes passaram a noite em pavilhões desportivos.

O incêndio obrigou também ao corte da estrada nacional 631, entre as localidades de Litos e Villanueva de Valrojo e das estradas de província ZA-912, entre Villardeciervos e Mahíde, ZA-P-1407, entre Sarracín de Aliste e Ferreras de Abajo, e ZA-P-2639, entre Villardeciervos e Val de Santa María.

Foto:  Arcaceli Saavedra /  La Opinión de Zamora S.A.



PARTILHAR:

Tudo o que precisa de saber sobre a Liga das Nações

Importante distinção internacional para uma jovem investigadora da UTAD