A Liga das Nações da UEFA está na sua terceira edição, mas ainda é uma prova relativamente nova no espetro futebolístico europeu e mundial. Saiba o essencial para acompanhar esta emocionante prova, que está naturalmente disponível para apostas desportivas.

 

Quem participa?

A Liga das Nações reúne as 55 seleções nacionais filiadas na UEFA, a entidade máxima do futebol europeu. Ao contrário das fases finais dos Europeus e dos Mundiais, não há qualquer sistema de qualificação prévio.

Na Liga A, que define o campeão da Liga das Nações, participam 16 equipas em 2022/2023: Áustria, Croácia, Dinamarca e França (grupo A1); Espanha, Portugal, República Checa e Suíça (grupo A2); Alemanha, Hungria, Inglaterra e Itália (grupo A3); e ainda Bélgica, País de Gales, Países Baixos e Polónia (grupo A4).

 

Formato

O formato da Liga das Nações baseia-se num sistema de ligas com promoções e descidas entre si: Liga A, Liga B, Liga C (quatro grupos cada) e Liga D (dois grupos). Os jogos são a duas voltas (casa/fora).

O campeão é encontrado na Liga A, que junta as 12 melhores equipas: os vencedores de cada grupo defrontam-se numa final four com meias-finais e final a uma mão, num dos países em competição.

Os últimos classificados dos grupos das Ligas A e B descem ao escalão anterior; os vencedores dos grupos das Ligas B, C e D são automaticamente promovidos ao patamar seguinte.

As duas equipas despromovidas na Liga C são determinadas em play-outs em duas mãos. No final da eliminatória, os vencedores permanecem na Liga C e os derrotados descem à Liga D.

 

Prémios

Para além do troféu atribuído ao vencedor, a Liga das Nações da UEFA tem ainda vagas para atribuir no Europeu e no Mundial seguinte.

No caso do Euro 2020, realizaram-se playoffs em todos os quatro níveis de Liga entre os vencedores de cada grupo da primeira fase. Quando um vencedor já estivesse qualificado para o Europeu, foram os rankings da UEFA a determinarem o lugar no playoff a atribuir.

Se todas as equipas dessa liga estivessem apuradas, então os lugares de playoff eram atribuídos à equipa da liga seguinte mais baixa. Ao todo, foram apuradas quatro seleções para o Euro 2020 através da Liga das Nações.

Já no caso do Mundial de futebol de 2022, na zona de qualificação europeia apenas o vencedor de cada grupo teve o apuramento direto.

Para o playoff seguiram os segundos classificados e os dois melhores vencedores de grupo da Liga das Nações da UEFA que ficaram fora do top dois no grupo de qualificação. Ao todo, esta fase dos playoffs deu mais três vagas no campeonato do mundo.

 

Datas

A terceira edição da Liga das Nações da UEFA estende-se durante quase dois anos. Atualmente, e até 27 de setembro de 2022, decorre a fase de Liga. O playoff final será de 14 a 18 de junho de 2023 e decide o vencedor. Já os play-outs de descida são só de 21 a 26 de março de 2024.

 

Locais

Todos os jogos da fase de grupos da Liga das Nações da UEFA, assim como dos play-outs de descida, realizam-se nos respetivos países (exceto os da Ucrânia).

Já a fase final da Liga A, que é a final four de apuramento de campeão, será em dois estádios de um dos quatro países em prova, o que ainda só ficará definido mais tarde.

 

Troféu

Fabricado em prata, o troféu da Liga das Nações da UEFA representa todas as federações nacionais filiadas no organismo, tendo 7,5kg de peso e 71 centímetros de altura.

 

Vencedores

Nas duas primeiras edições, a Liga das Nações  foi ganha por seleções de países latinos. Portugal foi o primeiro vencedor, em 2019, quando bateu os Países Baixos por 1-0 na final. Já em 2021, Itália sagrou-se campeã numa final em que derrotou a França por 2-1.



PARTILHAR:

Operacionais portugueses desmobilizam da província espanhola de Zamora

Bombeiros portugueses combatem incêndio na província de Zamora