Vinda do Papa Francisco ao Centenário do Santuário de Fátima foi apresentada aos órgãos de comunicação social do distrito de Bragança num pequeno-almoço informal em que o D. José Cordeiro foi o anfitrião.

 

Num pequeno-almoço de trabalho, contudo, informal, foi apresentada na passada quinta-feira, dia 26 de janeiro, a vinda do Papa Francisco ao Santuário de Fátima por ocasião do seu centenário.

Numa iniciativa anual, já na sua quarta edição, organizada pela Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro abriu as portas do Seminário S. José a 32 profissionais da comunicação social que marcaram presença num encontro em que, para além da vinda do Papa a Portugal, foi sublinhada a mensagem difundida no Dia Mundial das Comunicações Sociais, que incentiva os media “a romper” com o ciclo das “más notícias”.

“Esta é a quarta vez que nós convidámos todos os profissionais da comunicação social para este encontro em torno do dia 24 de janeiro, por ser o Dia de São Francisco de Sales, o patrono das comunicações sociais, e também por ser a altura em que o Papa apresenta a sua mensagem para o Dia das Comunicações Sociais”, começou por declarar o prelado, referindo que, “este ano, a partir da mensagem do Papa, na procura das boas notícias e do fio da esperança, o condutor da história, aparece Fátima no Centenário porque é um sinal de esperança para a igreja e para o mundo”.

D. José Cordeiro afirmou, ainda, compreender “esse esforço cada vez maior” dos jornalistas em “comunicar o que é belo, o que é bom, o que é verdadeiro, o que é autêntico, na procura das boas notícias”, mas, “sublinhando o Papa Francisco”, encorajou os jornalistas “a uma comunicação construtiva, que possa levar mais largo e mais longe a beleza da vida deste nordeste transmontano”.   

 

O Vaticano confirmou em dezembro de 2016 que o Papa vai estar na Cova da Iria de 12 a 13 de maio de 2017, na sua primeira visita ao santuário português, em "peregrinação".

 

O bispo de Bragança-Miranda mostrou, também, a importância da visita do Papa a Portugal por ocasião do Centenário das Aparições, confessando que será “um momento marcante” para a sua diocese, para a Igreja Católica em Portugal e para o mundo.

Para além dos 32 profissionais da comunicação social, entre os quais, o Semanário Ecclesia, esteve presente no encontro a diretora de comunicação do Santuário de Fátima. Carmo Rodeia disse, na capital do nordeste, que é um “privilégio” para Portugal receber o Papa na peregrinação de 12 e 13 de maio, onde Francisco quer “fazer-se peregrino entre os peregrinos”.

Num encontro promovido pelo Secretariado Diocesano de Comunicação Social de Bragança-Miranda que servia, sobretudo, para divulgar a mensagem do Papa para o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a responsável fez questão de destacar “o cunho mariano muito grande” que tem marcado o pontificado do Papa Francisco.

“Antes de partir para o conclave onde foi eleito Papa rezou no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Buenos Aires, depois consagrou o seu pontificado a Nossa Senhora de Fátima”, lembrou a diretora de comunicação.

Não há capela, Igreja, se calhar família alguma, que não tenha a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Bragança está intimamente ligada a Fátima e Fátima a Bragança e, se calhar como diz o Papa Francisco, é das periferias que se vê melhor o centro”, referiu Carmo Rodeia, salientando que, apesar de Bragança-Miranda ser uma das dioceses mais distantes do Santuário de Fátima, é um dos territórios mais marcados pela sua espiritualidade. 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

A Feira do Fumeiro de Montalegre com domingo a Top

Conhecido já 'Nevoeiro', primeiro single do novo álbum de Dulce Pontes