A GNR de Torre de Moncorvo capturou quarta-feira um recluso foragido da cadeia de Izeda suspeito de dois assaltos à mão armada a farmácias e do furto de quatro viaturas na região norte, nos últimos quinze dias.

Segundo disse hoje à Lusa fonte da GNR, o indivíduo de 23 anos, natural da Lousa, uma aldeia de Torre de Moncorvo, beneficiou de uma saída precária no dia 12 de Junho do Estabelecimento Prisional de Izeda (Bragança), onde se encontrava a cumprir pena pelo mesmo tipo de crime.

De acordo com a fonte, o recluso não regressou na data prevista à cadeia e é suspeito da autoria, nos últimos quinze dias, do furto de quatro viaturas em Mirandela e Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, e Mangualde, no Distrito de Viseu.

Sob ele recaem também suspeitas da prática de assaltos à mão armada a duas farmácias no Nordeste Transmontano, em Vila Flor e Alfândega da Fé, de onde terá roubado cerca de 1500 euros em dinheiro.

O suspeito foi detido na manhã de quarta-feira, depois do último assalto, à farmácia de Alfândega da Fé, na sequência de uma perseguição da GNR, que já estava no seu encalço desde o dia anterior, terça-feira.

Segundo a fonte, o indivíduo fugiu numa das viaturas furtadas, quando se apercebeu da presença das autoridades, e só foi detido depois de o veículo se ter despistado, ficando completamente destruído.

O suspeito sofreu ferimentos ligeiros, tendo recebido tratamento hospitalar, e vai ser presente hoje em tribunal para interrogatório judicial.

Na altura da detenção foram-lhe apreendidos 800 euros em dinheiro, alegadamente resultantes dos assaltos, e uma pistola que terá roubado a um taxista de Mangualde.

De acordo com a fonte, além de poder ser indiciado pela prática dos crimes que alegadamente cometeu nos últimos dias, o suspeito verá a pena que estava a cumprir agravada por ter desrespeitado as condições da saída precária de que beneficiou.

A fonte não soube quantificar a pena em causa, mas garantiu que o indivíduo de 23 anos passou os últimos cinco na cadeia.



PARTILHAR:

Zona da Quinta da Trajinha

Esquadra em degradação