O Centro de Cultura do Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Brasil, inaugura hoje a exposição «Presenças - Memórias do Portugal rural: ancestralidade e tradição em estado puro», preenchida com 20 painéis fotográficos de Michael Giacometti.

De acordo com o cÎnsul de Portugal em Belo Horizonte, Manuel da Silva, a mostra foi criada pela Organização Não-Governamental portuguesa ETNIA \"com base em parte do espólio deixado na posse de uma colaboradora de Giacometti\".

De nacionalidade francesa, o etno-musicólogo Michael Giacometti radicou-se em Portugal nos anos 50 e desenvolveu um longo trabalho de recolha, tratamento e registo de valores e expressões etnográficas de Portugal dos anos 50 a 70.

Giacometti construiu então um \"espólio impar de cantares e músicas tradicionais, instrumentos musicais, fotografias, recolhas de literatura popular e de instrumentos e materiais ligados ao trabalho rural\", de acordo com o consulado em Belo Horizonte.

Actualmente, parte desse espólio está exposto no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, e no Museu Nacional de Arqueologia e Etnografia, em Lisboa.

A exposição \"Presenças - Memórias do Portugal rural\" estreou em Lisboa em 1999, tendo sido exibida desde então em várias cidades portuguesas, na Holanda e nas cidades brasileiras de Salvador, Poço de Caldas e Itabira, indicou o cÎnsul.

Organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, Caligari Produções, Organização Não-Governamental portuguesa ETNIA e consulado de Portugal em Belo Horizonte, a exposição vai estar patente até dia 20 de Abril.



PARTILHAR:

«Opções fundamentalistas»

Inaugurada hoje exposição «Memórias do Portugal rural» em Belo Horizonte