O Grupo Desportivo e Cultural Transmontanos de Basileia não é apenas um local de convívio ou encontro da comunidade portuguesa. O gosto pelo futebol levou a que a associação criasse o SV Transmontanos, equipa da IV Liga do Grupo 6 dos campeonatos regionais.

Neste momento, é 5º em dez equipas e, a presidente, Sofia Rodrigues, não esconde o orgulho na hora de falar do seu plantel. «Não temos um Cristiano Ronaldo ou um Figo, mas para mim valem muito», apontou ao Maisfutebol e TVI, garantindo que um dos seus atletas, Chaves, é mesmo craque.

Euro arranca em Basileia
Escolha os 23

Aqui pode mesmo falar-se em amor à camisola. Os jogadores não recebem qualquer montante. A motivação mantém-se pelo apoio e pelo gosto de representar Portugal e, mais propriamente, Trás-os-Montes. Prémios de jogo? Existem dois jantares por ano e uma grande dose de boa vontade.

A estudante de Direito é presidente há dois anos e explicou que «há quatro» passaram a «ter nome próprio», deixando a ideia de que existia a necessidade de possuir uma identidade própria, que não se diluísse entre os costumes do país em que vive. Mas não existem «fundamentalismos».

Equipa júnior promove o «convívio internacional»

A equipa sénior tem atletas com idades entre os 19 e os 32 anos, quase todos eles da zona de Trás-os-Montes. Já a formação de juniores, formada esta época, abriu as portas a jovens de outras nacionalidades que gostam de futebol: um suíço, um croata e um italiano.

A associação nasceu em 1992. Dez pessoas oriundas de Montalegre, Trás-os-Montes, juntaram dinheiro para a sede e, neste momento, existem entre 350 a 400 sócios. Para além do futebol e das conversas do dia-a-dia, o Grupo Desportivo organiza Torneios de sueca e também festas.



PARTILHAR:

Defesa da Floresta

Grupo Desportivo e Cultural Transmontanos de Basileia