A Câmara Municipal de Sabrosa continua em 2008, a implementar várias medidas de defesa do Património Florestal contra os incêndios.
A equipa de Sapadores Florestais da Câmara Municipal de Sabrosa, coordenada pelo Gabinete Técnico Florestal, encontra-se no terreno a efectuar trabalhos de silvicultura preventiva.

Estes consistem no corte e remoção de combustível em áreas estratégicas, consideradas no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, junto à rede viária Municipal numa faixa de pelo menos 10m para cada um dos lados.

Uma grande parte dos incêndios tem início junto às estradas, muitas vezes por desleixo do Homem ou simplesmente devido a algum acidente. Encontrando-se as bermas, junto às vias, limpas num perímetro de 10m para cada um dos lados permite reduzir drasticamente este tipo de ocorrências.

Por outro lado fica também facilitada a mobilidade dos Bombeiros no combate a incêndios, especialmente no que diz respeito ao trânsito das viaturas sem risco de ficarem presas entre fogos.

Em 2007 estas acções resultaram numa significativa redução do número de incêndios, bem como da área ardida, pretendendo-se em 2008 obter ainda melhores resultados.



PARTILHAR:

Jornada Fraternal

Basileia na Suiça