A Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro (AMTAD) deliberou, por unanimidade, manter a instituição em funcionamento tendo em conta o novo quadro político ao nível do Governo central e uma eventual mudança de orientação relativa à Lei n.º 10 de 11 de Maio de 2003, que previa a constituição de Comunidades Urbanas e a extinção das associações intermunicipais.

O presidente daquela associação afirmou que a AMTAD \"vai funcionar em termos mínimos\", aguardando uma evolução do quadro político, que até se pode inclinar para retomar a questão da regionalização - e, nessa altura, afirma Jorge Nunes, \"a associação faz mais sentido do que nunca para o debate político e até para servir de lóbi a favor da região\".

A Associação de Municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro é a maior do país, em termos de número de autarquias, \"e resultou de um grande esforço dos autarcas e tem peso em termos de escala regional\", recorda Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Bragança.

A AMTAD vai continuar a trabalhar na identificação de prioridades para o próximo Quadro Comunitário de Apoio, no Sistema Municipal de Águas de Trás-os-Montes e no Plano Regional de Ordenamento do Território da região. Foi também decidido que o Conselho de Administração vai manter-se até às próximas eleições autárquicas.



PARTILHAR:

Fenómeno estranho

Atraso no arranque