Salvaguardar e preservar a gaita de fole mirandesa é o principal desafio que está a ser levado a cabo por um grupo de pessoas ligadas ao estudo e fabrico daquele instrumento musical típico de Trás-os-Montes.

A ideia, que alcançará um desenvolvimento de vulto no Primeiro Congresso Nacional do \"Projecto Gaita Mirandesa\", já em preparação para Agosto, não passa só pelo estudo e manutenção das características da secular gaita portuguesa; passa, fundamentalmente, pela defesa e projecção das suas idiossincrasias como fonte de riqueza cultural para o país e para a região.

Preservar com réplicas

Segundo Jorge Lira, coordenador do projecto \"Gaita Mirandesa\", este reconhecimento \"só se consegue trabalhando em duas fases o estudo exaustivo de todos os ponteiros antigos de gaita existentes e, a partir dos mesmos, executar réplicas para que todos os tocadores tenham acesso aos mesmos - para que estas afinações ancestrais não desapareçam\". Segundo aquele especialista, pretende-se, concretamente, que os actuais construtores de gaita de foles fabriquem instrumentos que sejam compatíveis com um padrão que manifeste identidade nacional.

Actualmente existem várias afinações do instrumento, não havendo por enquanto um consenso quanto ao padrão a utilizar. Nesse sentido, várias ponteiras de gaita de fole estão a ser estudadas para haja uma padronização e reconhecendo oficial da Gaita Mirandesa.

\"Numa segunda fase - continua Jorge Lira -, e pegando na base da análise resultante desse estudo, está-se a elaborar um padrão para que a gaita mirandesa seja construída de maneira uniforme por todos os construtores da região. Vai ser certamente difícil, mas estamos convictos que o objectivo vai ser alcançado\", explicou o coordenador do projecto \"Gaita Mirandesa\".

Na última década tem-se assistido ao quase desaparecimento deste tipo de instrumentos antigos e genuínos mirandeses, com gradual substituição por modelos estranhos à região. Noutros países e regiões da Europa como é caso da Escócia, Bretanha ou Galiza, a padronização da gaita de fole foi um processo de enriquecimentos cultural e económico, inclusive com impacto ao nível nacional e regional.

A ameaça da gaita galega

Nas festas e romarias da Terra de Miranda, e em grande parte na execução dos seus cancioneiros tradicionais sob novas formas de interpretação (grupos de musica folk ou de raiz), o característico som \"redondo e quente\" da genuína gaita mirandesa tem vindo a ser substituído pelo som da gaita galega ou outras congéneres, instrumentos aerofones da mesma família, mas muito diversos da gaita mirandesa em termos de morfologia, mas sobretudo em timbre, afinação e escalas.

\"Sendo assim, a padronização deste instrumento e após o estudo de inúmeros espécimes ancestrais, afigura-se como um passo determinante para a sua salvaguarda e preservação, bem como do cancioneiro respeitante e ainda de todo um conjunto de tradições musicais, culturais e sociais agregadas, indissociáveis da verdadeira identidade da região, \" concluíram os especialistas.

A associação cultural Galandum Galundaina, com sede em Fonte de Aldeia, no concelho de Miranda do Douro, quer trazer de novo aos terreiros e palcos a genuína gaita de fole mirandesa, mas afinada pelo mesmo diapasão, para que este instrumento de sopro de construção arcaica, continue a fazer parte de toda uma tradição que soube resistir à erosão dos tempos.

Para cumprir estes objectivos e conseguir impacto nacional, a Comissão Técnica da Gaita Mirandesa tem já em preparação uma série de eventos que culminarão com a realização do Primeiro Congresso Nacional do \"Projecto Gaita Mirandesa\", a realizar no próximo mês de Agosto.

A gaita de fole mirandesa é, na opinião de vários especialistas de nível europeu, um dos mais raros e arcaicos exemplos deste tipo de instrumento aerofone. Na sua morfologia e na sua afinação (remanescente de escalas e afinações provavelmente medievais e, claramente, pré-barrocas), bem como na sua execução e estabelecimento social, o instrumento mantém-se idêntico ao que se supõe ter sido o seu padrão medieval.

Em termos de autenticidade no seu arcaísmo, a gaita mirandesa será, das gaitas de fole de toda a Europa, uma das que apresenta maior interesse antropológico e, simultaneamente, musical. A manutenção destas preciosas características de pureza deve-se sobretudo, no entendimento de diversos especialistas, \"ao prolongado isolamento geográfico da região\".



PARTILHAR:

Falta de investimento

Burla e peditório enganoso