Dois homens condenados na comarca de Bragança por introdução de droga na cadeia de Izeda, naquele concelho, acabaram absolvidos após recurso para o Tribunal da Relação de Guimarães e 10 outros viram as penas reduzidas.

Segundo a Procuradoria Regional do Porto, que dá hoje a informação na sua página de internet, as duas pessoas agora absolvidas tinham sido condenadas, na primeira instância criminal de Bragança, em 2020, a penas de prisão de quatro anos e oito meses, uma, e quatro anos e cinco meses, outra.

Dez outros arguidos, que tinham sido condenados em Bragança a penas de sete anos a 11 anos e oito anos de prisão, obtiveram reduções de penas para seis a 11 anos de reclusão.

Com o reajustamento da decisão judicial, ficam condenados no processo 19 arguidos.

Os factos do processo reportam-se a um esquema de introdução de droga na cadeia de Bragança, entre inícios de 2016 a outubro de 2017, ficando provado o envolvimento de quatro presos de Izeda na introdução de canábis, heroína e cocaína no estabelecimento prisional.

Para receberem os pagamentos relativos às vendas de droga no interior da cadeia, os arguidos utilizavam contas bancárias tituladas por outras pessoas, segundo a prova produzida.



PARTILHAR:

Ministério do Ambiente reafirma novo investimento de 92 ME em Miranda

Bragança implementa linguagem gestual em 'sites' municipais