A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste acolhe, este ano, 62 médicos internos, 46 de Formação Geral e 16 de Formação Específica nas áreas de Cuidados de Saúde Hospitalares (sete), de Cuidados de Saúde Primários (oito) e de Saúde Pública (um), que vão aprofundar a sua formação clínica nas diferentes Unidades de Saúde da Instituição.

O presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, dá as boas vindas aos jovens médicos que vão integrar as equipas das Unidades de Saúde do distrito de Bragança, desejando-lhes os maiores sucessos profissionais nesta etapa de desenvolvimento da sua carreira profissional.

Na Unidade Hospitalar de Bragança, a Diretora do Internato Médico Hospitalar, Dr.ª Elisabete Pinelo, deu as boas vindas a todos, explicou a dinâmica da organização e enalteceu a capacidade de acolhimento e de formação da instituição, salientando ainda o importante contributo que estes médicos podem dar ao nível assistencial.

Os internos de Formação Geral irão desenvolver a sua formação prática no Internato Médico das especialidades de Medicina Interna, Pediatria, Cirurgia, Cuidados de Saúde Primários e em mais uma área clínica à sua escolha.

Por sua vez, os internos de Formação Específica dedicarão o ano de 2022 a aprofundar, nesta instituição, a sua experiência nas especialidades de Medicina Interna (dois), Cirurgia Geral (um), Psiquiatria (dois), Ortopedia (um), Medicina Intensiva (um) Medicina Geral e Familiar (oito) e Saúde Pública (um).

Na sessão de acolhimento direcionada para os Internos da Especialidade de MGF, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Manuela Santos, enalteceu o importante papel que estes jovens médicos irão ter ao integrar as equipas dos Centros de Saúde, salientando que serão eles o futuro dos Cuidados de Saúde Primários no distrito de Bragança.

Por sua vez, a responsável pelo Internato Médico dos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, Dra. Raquel Diz, deu as boas vindas a todos, conduzindo a sessão onde foi apresentada informação relevante sobre a instituição e sobre a formação que irão 2 desenvolver ao longo deste ano, enaltecendo o importante contributo que cada um pode dar nas equipas que irão integrar.

Os oito médicos em formação nesta especialidade irão integrar as equipas dos Centros de Saúde de Bragança - Santa Maria (dois), Miranda do Douro (dois), Mogadouro (um), Macedo de Cavaleiros(um), Mirandela II (um) e, pela primeira vez, Carrazeda de Ansiães (um).

Este ano, os jovens médicos foram ainda desafiados a ter um papel ativo nas primeiras Jornadas do Internato Médico que serão organizadas pela ULS do Nordeste, com o objetivo de promover a reflexão e a partilha de experiências e de conhecimentos sobre temas atuais no desenvolvimento da prática clínica.



PARTILHAR:

Movimento pede tomada de posição dos partidos sobre exploração mineira

Rui Gonçalves de novo no “Top Ten”