Entre os dias 26 e 27 de abril, Fortaleza acolherá o XI Encontro Cultural dos Países de Língua Portuguesa, promovido pelo Centro de Estudos Fernando Pessoa. Escritores e professores universitários do Brasil, Portugal e demais países lusófonos estarão presentes.

Apesar da omissão dos governantes, o caminho já percorrido com a realização das edições do encontro concretizou muitos trabalhos. Muitos objetivos ainda estão por cumprir, como o inventário das obras de arte portuguesa no Brasil, a promoção de cursos, simpósios, congressos e eventos culturais, estudo das afinidades literárias portuguesas e brasileiras, cooperação dos órgãos oficiais com os artistas e intelectuais portugueses e brasileiros, estudos sobre as raízes portuguesas do folclore brasileiro, identificação da memória portuguesa no Brasil e redução dos impostos e taxas postais para melhor difusão do livro no Brasil e em Portugal.

No XI Encontro alguns temas em discussão abrangem a língua portuguesa no mundo, as Literaturas dos oito países de idioma comum, os problemas da diáspora e a presença da cultura portuguesa no Oriente. Serão apresentados vídeos pessoanos e lançados novos livros dos autores participantes, assim como revistas sobre questões culturais portuguesas e brasileiras. O XI Encontro será inaugurado na Academia Cearense de Letras e encerrado na residência oficial do governador do Estado do Ceará, escritor Lúcio Alcântara, com um recital do pianista Adriano Jordão, do Coral Porta Voz e do Maracatu. Os Encontros anteriores foram realizados em São Paulo, seguindo-se outros em Arganil - Coimbra, em Lisboa, Recife, Fortaleza, Curitiba e no Rio de Janeiro, em 2003.



PARTILHAR:

Estudo conclui

Ceará acolhe encontro cultural dos Países de Língua Portuguesa