As primeiras estimativas dos estragos provocados pela queda de granizo nos últimos dias em algumas zonas da Região Demarcada do Douro apontam para prejuízos em 1700 hectares de vinha, de 17 freguesias dos concelhos de São João da Pesqueira, Alijó, Tabuaço e Sabrosa.

Os estragos são bastante heterogéneos, havendo parcelas destruídas lado a lado com outras intactas.

Ervedosa do Douro e Castanheira do Sul, do concelho de São João da Pesqueira, são as freguesias mais afectadas, com estragos nas parcelas atingidas sempre da ordem dos 80% ou superior, afirmou ao DN o director Regional de Agricultura de Trás--os-Montes. Mas Carlos Guerra lembra que se tratou de \"vinhas localizadas\". Ou seja, \"houve uma frente fria que levou a que o granizo tivesse caído quase que ao longo de uma espécie de parede. Quase se poderia traçar uma linha recta que vai desde Castanheira do Sul e atravessa a região até São Martinho de Anta\".

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, esteve ontem na região para se inteirar da dimensão dos prejuízos. E se é verdade que a zona atingida corresponde apenas a 3% dos 45 mil hectares da Região Demarcada do Douro, não é menos certo que atingiu de forma devastadora sobretudo os pequenos agricultores. A esmagadora maioria não dispõe de seguro de colheita, apesar da comparticipação de 75% pelo Estado.

Apesar disso, o ministro prometeu \"solidariedade\" para com os viticultores afectados, mas insistiu na necessidade de se informarem sobre os apoios que existem neste domínio. \"Admito que o pequeno agricultor com meio hectare se calhar não tira lucro para pagar 90 euros por cada cinco mil euros de colheita em seguros, mas problema maior ainda é o do desconhecimento\", afirmou ao DN.

Tendo em conta que os pedidos dos agricultores variavam entre subsídios, linha de crédito e meios aéreos para sulfatar as vinhas, o ministro pediu à direcção regional um levantamento criterioso da situação e promete uma decisão para a semana. Até porque, adianta, prevê-se que as trovoadas se mantenham até terça- -feira. Na noite passada voltou a cair granizo de grandes dimensões, desta feita em Vilar de Maçada, Alijó.



PARTILHAR:

Lóbi pela barragem do Sabor

Grandes projectos do mel