Ana Soares

Ana Soares

Parabéns Bragança!

Faz hoje 554 anos que Bragança foi elevada a cidade, por D. Afonso V. É, por isso, tempo de festejar! Tempo de olharmos para a nossa magnífica cidade que tantos e tão diferentes tesouros tem para descobrirmos quotidianamente, de valorizarmos a qualidade de vida que nos permite e olharmos com garra e convicção o futuro. E depois replicarmos este exercício a cada dia, pois – certamente -viveremos mais felizes e atentos ao que nos rodeia!

Bragança merece, desde logo, ser redescoberta por nós, Brigantinos. Pretendamos um fim-de-semana de aventura, uma tarde cheia de história, um simples passeio ou um local para descontrair, Bragança oferece-nos um sem fim de possibilidade para nos inebriarmos nos seus encantos. Só quando nós próprios olharmos para todas as facetas que a nossa cidade nos oferece (não só físicas como humanas, sociais, tecnológicas, laborais, …) saberemos valorizá-la o suficiente para quem está no exterior.

É certo que temos ainda muito a fazer para que a qualidade de vida em Bragança seja transversal e para que possa acolher com a dignidade merecida (também em termos laborais) todos quantos nela esperam poder viver – e não haja dúvida que, ao contrário de outros tempos, muitos brigantinos querem voltar para a sua Terra – mas para isso temos que ser os primeiros a dar passos no rumo certo, seja através das nossas acções directas, seja através daquelas podemos fazer no exercício dos nossos Direitos políticos e sociais.

Claro que temos que olhar em frente e querer mais e melhor! Temos que, por todos, concretizar as muitas potencialidades que ainda não foram exploradas e que estão à espera de serem potenciadas para abrirem, também elas, novas portas à nossa região e a quem nela vive. Temos que nos deixar de queixar por tudo quanto os políticos locais não fazem e, se não estamos satisfeitos, trazer novo sangue e novas ideias para a lide partidária. Mas também estar mais disponíveis para participar na vida da nossa Cidade e participar na mudança que entendamos necessária ou, pelo contrário, participar e fortalecer iniciativas e políticas que nos movem no sentido certo. Fazer renascer projectos que foram abandonados por guerrilhas partidárias e que seriam bons para a nossa Terra e arriscar com novas ideias, que nos façam ser a cidade que merecemos e que podemos ser. De uma maneira ou de outra, sejamos pela continuidade e fortalecimento do já existente ou pela necessidade de mudança, importa que saibamos estar presentes porque o património mais valioso de Bragança somos todos nós que fazemos parte da sua história.

Na primeira pessoa, só posso agradecer o tanto que esta Terra me deu e me continua a dar ao longo dos meus 32 anos de vida e que faz com que seja um local de excelência para a minha Família e onde espero poder vir a criar as minhas Filhas. Porque Bragança é mais do que a minha Terra: é uma cidade de que muito me orgulho e que é ingrediente essencial para ser feliz!

Bragança não é só uma cidade com 554 anos de História, mas é um palco de excelência para recordamos e vivermos as histórias das nossas vidas. Porque cada recanto esconde paixões, desilusões, amores e perdições, saibamos sempre valorizar o que temos, de modo a projectar e concretizar o que mais queremos para o futuro da nossa Terra. Porque hoje é dia de celebrarmos a nossa magnífica cidade: Parabéns Bragança!


Partilhar:

+ Crónicas