A sociedade Polis/Bragança entregou segunda-feira a última empreitada para tornar o rio Fervença num corredor verde, o que acontecerá só depois de expirar o prazo limite de 31 de Dezembro.

A contagem decrescente de um relógio gigante, instalado à entrada da cidade para fazer pressão no cumprimento dos prazos, indica faltarem pouco mais de 320 dias para o fim da intervenção superior a 30 milhões de euros para requalificar o rio que atravessa a cidade e toda a zona ribeirinha.

\"Temos dois contratos com prazo legal que excede essa data\", admitiu hoje, em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Bragança e responsável máximo pela intervenção Polis, Jorge Nunes.

A assinatura dos contratos veio agora confirmar um atraso que se tornou previsível desde finais de 2002, com o adiamento da transferência do mercado municipal para novas instalações, por forma a permitir o avanço das obras do Polis na zona da antiga \"praça do mercado\", junto ao rio.

Para o local estava já prevista a construção de uma praça de lazer e de um parque de estacionamento subterrâneo, que necessitavam de 14 meses para serem construídos.

O prazo teria sido cumprido se a transferência do mercado tivesse ocorrido no Verão, conforme previsto inicialmente, mas veio a acontecer apenas em Dezembro e as obras do Polis tiveram início apenas em Fevereiro, remetendo a sua conclusão para Abril de 2004, quatro meses depois de expirar o prazo do Polis.

A própria intervenção do corredor verde do rio Fervença terminará só na mesma altura, tendo em conta que a segunda e última fase da obra foi consignada segunda-feira e necessita de praticamente o mesmo prazo de execução, segundo disse o autarca local.

Jorge Nunes garantiu, no entanto, que \"o espaço estará acessível à população no final deste ano (2003) ainda que a obra não esteja pronta\".

O autarca assegurou ainda que \"os atrasos não vão encarecer a intervenção\", acrescentando que estes foram motivados por \"algumas indefinições, que careceram de vários pareceres, por se tratar de uma área sensível da cidade\".

Segundo disse, \"noventa por cento do programa está já em execução ou em fase de adjudicação\", faltando apenas elaborar o projecto do centro de nonitorização e interpretação ambiental.

Em andamento está já o projecto para a iluminação cénica do Castelo de Bragança, que o autarca considerou \"o projecto singular e inovador do Polis/Bragança\".

Este projecto visa valorizar a zona histórica da cidade, conjugando a luz, imagem e som e tendo como motivo a história do concelho, proporcionando a possibilidade de realização de espectáculos e outro tipo de eventos.

O Polis/Bragança começou a ser executado em Agosto de 2000 com o objectivo de despoluir o rio que atravessa a cidade e criar espaço de lazer, além de requalificar toda a zona ribeirinha e a zona histórica envolvente.

A população local já pode desfrutar de parte do troço do rio, desde Setembro de 2002, altura em que foi inaugurada a primeira fase da intervenção.



PARTILHAR:

Nova biblioteca em Abril de 2004

RTPi aposta na interactividade entre os portugueses radicados no estrangeiro