A produção de mel biológico - sem qualquer tipo de aditivos - na região trasmontana e duriense verificou um incremento de 20 toneladas (das dez para os trinta mil quilogramas) no ano passado, por ser um produto de êxito no mercado internacional. Os apicultores começam assim a dar os primeiros passos na produção de mel de qualidade numa região que oferece confiança ao produtor e ao consumidor devido à sua biodiversidade.

Na óptica de Jorge Fernandes, da Associação de Apicultores do Douro Internacional (AADI), a região trasmontana sofre de um abandono progressivo das terras agrícolas; em consequência, há um aumento da actividade florestal, o que garante a produção de mel e pólen em modo biológico.

Valor acrescentado

As práticas de maneio começam já a ser substituídas, tudo porque os apicultores já se aperceberam, do valor económico do mel enquanto produto biológico. Os produtos químicos de síntese começam a ser postos de lado, havendo já uma maior procura de produtos de origem natural para o tratamento das doenças e manutenção dos apiários.

Para o apicultor elaborar um plano de tratamentos sanitários em segurança nas colmeias, há um trabalho de investigação das associações de apicultores da região e da Escola Superior Agrária de Bragança, que têm contribuído, em larga medida, para o controlo de pragas e doenças nas colmeias.

Países interessados

No mercado estrangeiro há países como a Alemanha - país que se afirma como o maior consumidor mundial de mel - que já se mostrou interessada em importar mel biológico produzido em Trás-os-Montes e no Douro. No entanto, houve importadores oriundos de França, Israel, Canadá, Irlanda que já manifestaram vontade de assinar contratos com produtores portugueses para importar mel biológico.

Para haver uma satisfação de mercado tem de se aumentar a produção, situação que se tem verificado, já que se verifica um aumento das 10 para as 30 toneladas de mel biológico só em Trás-os-Montes. A cera e o pólen são outros produtos apícolas de origem biológica que despertam a curiosidade do mercado internacional.



PARTILHAR:

Processo «Bruxa»/ «ML»

Circulação automóvel cortada