Os doentes acamados do distrito de Bragança estão a ser vacinados em casa por equipas da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que identificou 273 pessoas nesta condição, informou hoje aquela entidade.

De acordo com os dados avançados em comunicado, na área de abrangência da ULS do Nordeste, que corresponde ao distrito de Bragança, “foram referenciadas 273 pessoas acamadas para vacinação contra a covid-19, das quais já se encontram vacinadas, até à data, 163”.

As equipas dos centros de saúde estão a deslocar-se ao domicílio destes doentes para administrar a vacina, possibilitando “assim que pessoas dependentes e com dificuldades acrescidas de mobilidade possam receber a vacina no conforto do seu lar, atendendo às suas necessidades e constrangimentos específicos”.

A ULS do Nordeste explica que “o processo de vacinação domiciliária começa com o agendamento prévio, sendo as marcações efetuadas de modo a evitar o desperdício de doses”.

No dia e hora marcados, a equipa de vacinação, constituída por um profissional de medicina e um profissional de enfermagem, desloca-se a casa do utente para a administração da vacina, segundo a fonte.

“Após a inoculação, a equipa aguarda 30 minutos, em vigilância, de modo a garantir uma resposta pronta, no caso de surgir alguma eventual reação à vacina, e segue então caminho para a vacinação noutro domicílio”, acrescenta.

As equipas de vacinação da ULS do Nordeste continuam também a vacinar, de acordo com o plano nacional de vacinação, os utentes desta região nos diversos Centros de Vacinação em funcionamento com a colaboração das respetivas câmaras municipais.

As equipas da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste já administraram, até ao dia 18 de abril, mais de 50 mil vacinas contra a COVID-19 no distrito de Bragança.

 Desde o início do processo de vacinação, foram administradas 51.021 vacinas contra a COVID-19 na área de abrangência da ULS do Nordeste, de acordo com a priorização estabelecida no Plano Nacional de Vacinação, tendo já sido abrangidos profissionais de saúde, colaboradores e utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e outros lares residenciais, utentes que integram o primeiro e segundo grupos de prioritários e profissionais essenciais.

Durante o fim-de-semana, decorreu a bom ritmo e com tranquilidade a vacinação de profissionais da comunidade educativa, de Respostas Sociais – Serviço de Apoio Domiciliário e de outros profissionais elegíveis no Plano de Vacinação, tendo sido inoculadas cerca de 2.400 pessoas nos Centros de Vacinação instalados nos 12 concelhos do distrito de Bragança.

A vacinação contra a COVID-19 na comunidade está a ser assegurada pelas equipas dos Cuidados de Saúde Primários, que, a par da administração de vacinas, têm desenvolvido um trabalho fundamental ao nível do contacto e esclarecimento de dúvidas dos utentes.

De realçar ainda que o processo de vacinação é assegurado por equipas multidisciplinares, mediante o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pósvacinação.

A ULS do Nordeste reitera a mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina, de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação contra a 2 COVID-19 e no estrito cumprimento de todas as normas e orientações das entidades competentes nesta matéria.

 

O distrito de Bragança registava, no último boletim oficial das autoridades de saúde, datado de sexta-feira, 58 casos de infeção ativos pelo novo coronavírus, sendo que metade dos 12 concelhos não tinha qualquer ocorrência.

O concelho de Mirandela tinha 25 casos, o de Miranda do Douro 12, Bragança 11, Vinhais cinco, Macedo de Cavaleiros quatro e Vila Flor um.



PARTILHAR:

Casal detido por violação do confinamento obrigatório em Valpaços

Vila Real aguarda parecer da ANAC para recuperar pista do aeródromo