"Um tratamento de cinco estrelas". Foi assim que um paciente de Vila Flor classificou a sua "estadia" no Serviço de Ortopedia do Hospital de Macedo de Cavaleiros, onde lhe foi aplicada uma prótese do joelho. Este tipo de cirurgia só é feito em mais três hospitais do país: S. João (no Porto), Santa Maria da Feira e Matosinhos. Mas o pioneirismo deste hospital também é reconhecido por reputados especialistas nacionais e estrangeiros que participaram nos congressos promovidos pelo Serviço de Ortopedia nos últimos dois anos, e fica comprovado pelos convites endereçados aos técnicos deste serviço para participarem em congressos nacionais nesta área.

No entanto, Afonso Ruano, especialista neste tipo de cirurgia, garante que o Hospital de Macedo é "pioneiro", a nível nacional, noutra técnica: a vertebroplastia. Esta operação, explica, "consiste em fazer um furinho na pele para tratar as fracturas das vértebras sem cirurgia aberta". Uma técnica que, além deste hospital, só é aplicada, segundo ele, no S. João.

No ano passado foram feitas 1100 intervenções cirúrgicas no Serviço de Ortopedia do Hospital de Macedo. Além destas, contam-se também cerca de 40 operações à coluna e 60 artroscopias, entre outras. Um "elevado" número deste tipo de cirurgias foi efectuado, segundo Afonso Ruano, em pacientes sinistrados no IP4.

O raio de acção do sector de ortopedia deste hospital abrange os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Alfãndega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Moncorvo e Vila Flor, o que representa aproximadamente dois terços da população do distrito. Além disso, dá apoio, na área da telemedicina, aos Centros de Saúde de Alfândega da Fé e Freixo de Espada à Cinta.

O Serviço de Ortopedia dispõe de 39 camas, cuja taxa de ocupação é de cerca de 87 por cento. Mas se "neste momento não há lista de espera para as consultas", o mesmo não se pode dizer quanto à lista de espera para as cirurgias, que, segundo Afonso Ruano, "varia entre os oito e os 10 meses". Para resolver este problema, "o serviço gostaria de dispor de mais dois ortopedistas e um anestesista, mas mais importante que isso seria a existência de um segundo bloco operatório", explica. A presença de um ortopedista é "a grande mais-valia" do Serviço de Urgências do Hospital de Macedo. A "boa colaboração" com o Serviço de Fisioterapia e com os anestesistas é outro "complemento importante".

O serviço dispõe ainda de consultas de ortopedia para crianças. Mas Afonso Ruano lamenta que a baixa taxa de natalidade seja "a principal responsável pelo pouco movimento" que ali se regista. Uma vasta biblioteca e um suporte informático e de vídeo complementam os serviços prestados nesta área. A próxima aposta será na formação de internos de ortopedia.



PARTILHAR:

Exemplo a seguir

Grupo Amorim vai liderar o projecto