Reivindicação da Ligação Léon – Bragança aprovada na Assembleia do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, surge no sentido de solicitar aos dois governos, Portugal e Espanha, uma solução ansiada há muito.

 

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) León – Bragança reuniu esta terça-feira, dia 4 de dezembro, no Salão Nobre do Município. Sobre a mesa, estiveram diversos assuntos de extrema importância para o desenvolvimento transfronteiriço, entre os quais a tomada de posição relativa aos resultados da 30ª Cimeira Ibérica, que teve lugar em Valladolid a 21 de novembro.

No topo das preocupações, a ausência de discussão das obras de melhoria da ligação rodoviária entre as duas cidades. Nesse sentido, foi aprovada na Assembleia da AECT a reivindicação da Ligação Léon – Bragança.  Esta tomada posição surge, então, no sentido de solicitar aos dois governos, Portugal e Espanha, a melhoria de “uma ligação fundamental para o desenvolvimento dos territórios”.

“Esta via é muito importante, não só em termos sociais, mas também económicos”, advoga o atual presidente do AECT e autarca do município brigantino, revelando que o documento do AECT será enviado para uma série de entidades de ambos os lados da fronteira.

“A construção desta ligação permitiria encurtar em 70 quilómetros a distância entre as duas cidades, o que em muito beneficiaria as cidades e todo o território envolvente”, defende Hernâni Dias que considera esta via essencial para a valorização das regiões de fronteira.

Além disso, foram, ainda, discutidos vários temas de interesse para o AECT, nomeadamente, ao nível dos projetos conjuntos para o desenvolvimento dos dois territórios, quer a nível de comunicação como de reforço das atividades de cooperação ao nível da promoção económica, juventude, cultura e desporto, incluídas no Plano Estratégico da AECT.

Os resultados desta assembleia foram comunicados durante uma conferência de imprensa, que reuniu meios dos dois países e que decorreu depois da Assembleia Geral do AECT León-Bragança que, para além do edil Hernâni Dias, contou com as presenças do presidente da Diputación de León, Juan Martinez Majo, do Deputado de Desenvolvimento Económico de Léon, Miguel Ángel del Egido, e de técnicos de ambas as instituições ibéricas.

 

Fotografias: Rui Coelho

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Linha aérea Bragança – Portimão a concurso

Cem figurantes vão dar vida ao presépio de Poiares