Autarquia cede “pilar de apoio ao doente oncológico e seus familiares” na forma de instalações à Delegação de Bragança do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

 

Decorreu na sexta-feira ao final da tarde a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Delegação de Bragança do Núcleo Regional do Norte (NRN) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) para a cedência de uma sala no piso 1 do mercado municipal. Depois das assinaturas de Hernâni Dias e do diretor da LPCC – NRN, Vítor Veloso, teve lugar a cerimónia oficial de inauguração propriamente dita com os respetivos discursos das entidades competentes, seguida de uma visita ao espaço cedido pela autarquia.

“A cedência do espaço que hoje inauguramos será um pilar de apoio ao doente oncológico e seus familiares”, declarou o coordenador da Delegação de Bragança da LPCC, sublinhando a importância das instalações no combate ao cancro nas suas mais diversas variantes.

“É nosso desejo continuar a receber os vossos apoios de voluntariado, que tão generosamente nos têm prestado e desejar que cada um de nós saiba semear esta cadeia de voluntariado, junto das suas famílias, amigos e conhecidos”, referiu no seu momento discursivo António Machado, que decidiu destacar a “consolidação da Delegação” com mais esta etapa.

Também o edil brigantino, responde com esta iniciativa e da melhor forma possível às críticas que têm vindo a ser feitas ao executivo, nomeadamente, nas redes sociais sobre o encerramento de vários espaços no mercado municipal. “Cedemos um pequeno espaço à Liga Portuguesa Contra o Cancro para que aqui consigam desenvolver as suas atividades administrativas e realizar algumas consultas também”, referiu Hernâni Dias. Para o autarca, foi “um gesto pequeno”, mas que “contribuirá e muito para aquilo que é a atividade da Liga no nosso concelho”.

Ainda recentemente, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) havia cedido um espaço maior ao Rotary Club para a instalação da Universidade Sénior. “Isso ainda não nos satisfaz e queremos continuar a contribuir para que este seja um espaço dinâmico, que movimente muita gente, sendo que, o objetivo primeiro, é o desenvolvimento da atividade económica e à ajuda àqueles que estão aqui instalados e que fazem com que o mercado municipal de bragança seja aquilo que é na venda e na promoção dos produtos regionais”, difundiu o responsável autárquico, sem querer adiantar se há ou não algumas empresas ou instituições no horizonte que possam vir também elas a instalar-se no mercado a curto-prazo. “Nós temos uma política de captação e acolhimento muito boa. Aquelas que houver e que nós saibamos que estão com vontade de se instalar aqui no mercado municipal, estaremos de braços abertos para as acolher e fá-lo-emos com satisfação”, concluiu Hernâni Dias. 

De salientar que, só na sexta-feira, dia 11 de março, no âmbito do Projeto CSI – Observação de Sinais da Pele, foram observadas 160 pessoas, recolhidas 100 imagens e averiguados 10 casos de análise urgente que tiveram de ser reencaminhados. Comparativamente, no ano transato, recolheram-se 55 imagens, foram sensibilizadas 120 pessoas e averiguados 22 casos de análise urgente. No dia seguinte, sábado, os rastreios continuaram.
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Montalegre cria dois gabinetes de apoio ao investimento

Centro de arte sacra completa um ano de existência