Mais de 60 mil pessoas passearam pela Praça Camões em dezembro e registou-se um aumento superior a 16 por cento nas taxas de ocupação das unidades hoteleiras de Bragança.

Dinamizar a economia local e promover o turismo eram os dois principais objetivos subjacentes à iniciativa “Bragança Terra Natal e de Sonhos” que a autarquia se propôs durante o mês de dezembro. Com os dados, agora, divulgados, constata-se que esses objetivos não só foram concretizados como, também, até as melhores expetativas foram ultrapassadas. De acordo com os números avançados pela Câmara Municipal estiveram 3698 pessoas na construção da maior árvore de Natal humana iluminada para registo no Guinness World Records, 17439 patinadores na Pista de Gelo e mais de 60 mil pessoas na Praça Camões.

Só no parque de estacionamento localizado por baixo da pista de gelo, registou-se um aumento de 25,3 por cento (%) na taxa de utilização. Mas mais representativo, ainda, foi o incremento de 16,1% no número médio de hóspedes nas unidades hoteleiras da cidade, comparativamente ao período homólogo e uma variação de  31,26% quando comparado com o mês de dezembro de 2013. Para além disso, na iniciativa “Bragança a Pedalar” marcaram presença mais de 110 pais natal, houve 14 bancas na Banca de Natal e cerca de 75 montras participaram no Concurso Montras de Natal.

Recorde-se que esta iniciativa, que decorreu de 1 de dezembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016, contou com um orçamento de 160 mil euros. Organizada pela município brigantino, a segunda edição de “Bragança Terra Natal e de Sonhos” fica, assim, marcada por números francamente positivos.

“A receita obtida pela pista de gelo reverte, na totalidade, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança e Izeda. Também a restauração, hotelaria e comércio transmitiram-nos um feedback bastante positivo”, revelou ontem o edil, Hernâni Dias. Com cada entrada a um euro e sendo que passaram pela pista de gelo quase 17500 pessoas, isso significa que os bombeiros de ambas as localidades foram agraciados com um autêntico “presente de natal” no valor de 17439 euros. "Vieram a Bragança imensos turistas, quer do nosso distrito, quer de todo o país, inclusive, muita gente do lado espanhol. O que só prova que esta iniciativa foi um sucesso, está para durar e é uma iniciativa em que o município vai apostar cada vez mais", concluiu o autarca.  


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

34 estações de monitorização da bacia hidrográfica do Douro

Butelo e Casulas à conquista da península ibérica