A convite do Centro de Estudos Ibéricos CEI, teve lugar no passado dia 7 de Julho a apresentação do projeto do “Trilho do Corgo em Faiões - Chaves”, integrada no Curso de Verão, no Painel subordinado ao tema: 4. Património e Turismo.

A seleção do Trilho do Corgo, pelo Centro de Estudos Ibéricos, como projeto a ser apresentado no evento, teve em conta a abrangência e qualidade do projeto na promoção e desenvolvimento dos territórios fronteiriços de baixa densidade.

O Centro de Estudos Ibéricos é composto por investigadores da Universidade Espanhola de Salamanca, do Instituto Politécnico da Guarda e da Universidade de Coimbra.

O geógrafo Rogério Coelho, idealizador do projeto Trilho do Corgo, é natural e habitante de Faiões e considera que: “Este foi mais um passo na divulgação do riquíssimo património cultural e natural de Faiões, junto dos maiores especialistas Ibéricos de desenvolvimento territorial, permitindo assim uma troca de conhecimentos e enriquecimento do conceito de projeto colaborativo de desenvolvimento local”.

O especialista em marketing territorial, acrescentou que: "O projeto Trilho do Corgo em Faiões, é ainda um projeto de trilho não implementado e foi desenvolvido fazendo uso de uma metodologia participativa diferenciada, que pretende fazer nascer nesta freguesia flaviense, um autêntico recurso de desenvolvimento local".

O projeto foi totalmente idealizado durante a pandemia, fazendo uso de ferramentas digitais e com uma ampla participação popular, o que lhe permitiu apresentar uma proposta no Orçamento Participativo de Chaves 2020, sendo a primeira proposta da freguesia de Faiões neste instrumento municipal e tendo obtido um honroso 3º lugar.



PARTILHAR:

Cooperativa Árvore denuncia "destruição de monumento sem consentimento"

Detidos por condução ilegal e recuperados dois motociclos furtados em Vimioso