Uma pista excelente, motores no redline, pó entranhado por todo o lado e um calor sufocante desculpado pela muita cerveja à mistura deram o mote à 5ª prova do Campeonato Nacional de Trial 4x4.

 

Apesar da prova do ano transato em Bragança ter sido considerada um sucesso, comprovado por uma assistência na ordem das 3500 pessoas, a verdade é que este domingo o Campeonato Nacional de Trial 4X4 (CNTrial4x4) regressou ao concelho, mais precisamente a S. Pedro de Sarracenos, melhor que nunca. Opinião partilhada pela organização, pilotos e aficionados de um desporto motorizado que, ano após ano, tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos entre o público transmontano.

Depois de, em 2016, ter ficado provado que em Trás-os-Montes o trial funciona como um autêntico íman de multidões, este domingo as emoções estiveram ao rubro com mais de 30 pilotos nas seis classes a lutarem por prestígio e por um lugar merecido no pódio.

Entre as três dezenas de equipas, a Tábô Team 4x4, a Cameirão 84, a Nordhigiene Team, a Garagem Transmontana e a Torre da Princesa/Autoclube do Nordeste eram as cinco equipas de Bragança em prova a representar o nordeste transmontano.

No final da 5ª etapa do CNTrial4x4, momentos antes da entrega dos troféus, o Diário de Trás-os-Montes entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Bragança, que manifestou uma total disponibilidade da autarquia no sentido de receber uma terceira prova já em 2018. “Nós apoiaremos! Até porque eu acho que as condições que aqui são criadas são, de facto, fantásticas para este tipo de iniciativa e o município de Bragança estará disposto a apoiar uma terceira prova de trial no próximo ano se assim a federação o entender”, asseverou Hernâni Dias, que garantiu ter havido uma preocupação “já com a Festa Verão Bragança de podermos articular a data para que pudesse coincidir com esta iniciativa”, de forma a tentar rentabilizá-las ao máximo e, também, “para que as pessoas levassem uma ideia positiva de Bragança e foi isso que aconteceu”.

Já o diretor do CNTrial4X4 teceu rasgados elogios, quer à Associação TT Sem Limites de Bragança, quer à autarquia local, quer, ainda, ao saber receber dos próprios transmontanos. “A Associação TT Sem Limites, juntamente com a Câmara Municipal, este ano, pela segunda vez, organizaram uma prova muito melhor e com menos falhas do que aquelas que existiram no primeiro ano”, testemunhou Antero Bessa, frisando o facto “da pista ser muito dura e com um grande grau de dificuldade”. Em suma, na opinião do responsável, “esteve tudo excelente”.

“A câmara ao programar outras festas anexadas ao campeonato, isso faz com que venhamos em pleno mês de agosto de férias, trazemos as nossas famílias, fazemos o nosso desporto e aproveitamos e tiramos um fim de semana para passearmos e conhecermos o nordeste transmontano, sem nos esquecermos da gastronomia que é excelente”, certificou o diretor do CNTrial, confessando que “esta é uma das melhores provas organizadas a nível nacional” e que “no próximo ano, em 2018, está tudo em aberto para estarmos cá outra vez em Bragança”.

O Campeonato Nacional de Trial 4×4 continua no fim de semana de 23 e 24 de setembro, desta feita em Ourém.

 

    

CLASSIFICAÇÕES

 

Classe Absoluto

1.º Bruno Fernandes – Proto XS5 – 13 voltas

2.º Cláudio Ferreira –  Proto Mercedes – 13 voltas

3.º Claudio Amarilio – Crawler BMW – 13 voltas

 

Classe Extreme

1.º  Pedro Alves – Land Rover – 7 voltas

2.º António Calçada – Suzuki Samurai R– 3 voltas

3.º António Silva – Toyota Hilux – 3 voltas

 

Classe Proto

1.º Bruno Fernandes – Proto XS5 – 13 voltas

2.º Rui Querido – Toyota bj40 – 10 voltas

3.º Álvaro Alves – Toyota bj70 – 9 voltas

 

Classe Super Proto

1.º Cláudio Ferreira –  Proto Mercedes – 13 voltas

2.º Claudio Amarilio – Crawler BMW – 13 voltas

3.º Sérgio Rodrigues – Jimmy 4×4 – 11 voltas

 

Classe Promoção

1.º João Fernandes – Nissan Patrol GR – 9 voltas

2.º João Vicente – Toyota BJ 40 – 7 voltas

3.º Nuno Urbano – Nissan patrol – 6 voltas

 

Classe UTV/buggy

1.º Daniel Duque – Polaris RZR 800S – 7 voltas

2.º Domingos Diniz – CAN-AM – 5 voltas

3.º Marco Melo – Polaris RZR 1000xp – 2 voltas

 

GALERIA FOTOGRÁFICA EM: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/braganca-ao-rubro-5-e-6-...

 



PARTILHAR:

Suspeito de tráfico de droga detido duas vezes em duas semanas

PSP deteve suspeito de atear um fogo hoje em Vila Real