Para além da delegação dos Caretos de Podence também três ONGs Portuguesas estão presentes na grande convecção da Unesco em Bogotá de salvaguarda de Património Imaterial, que consagrará a festa do entrudo chocalheiro.

Será a primeira festa Portuguesa a ser reconhecida como património Imaterial e a única candidatura representar de Portugal este ano.

O processo de candidatura, que recebem os pareceres destas ONGs Portuguesas que estão credenciadas pela UNESCO e integram o Grupo de Trabalho para o Património Cultural Imaterial da Comissão Nacional da Unesco, estado Português, dando pareceres e dando opiniões técnicas sobre os projetos de candidatura apresentados.

Conforme se diz nas diretivas da Unesco “As organizações não-governamentais acreditadas têm funções consultivas junto do Comité, podem ser convidadas pelo Comité a facultar, entre outros elementos, relatórios de análise, a título de referência, para avaliação pelo Comité”.

No caso dos Caretos de Podence também estas tiverem papel importante, nomeadamente com aconselhamento técnico na elaboração dos dossiers e orientando na inventariação do património da festa do carnaval.  Sendo que vão continuar a ter opinião e ser consultadas pela UNESCO nos processos de avaliação que se verificam de seis em seis anos.

As três ONG presentes são compostas por Francisco Madelino e Carla Raposeira em representação do INATEL que este ano vai apresentar a renovação da acreditação, José Barbieri e Filomena Sousa da Memoria Imaterial Cooperativa Cultural, e Amélia Frazão Moreira do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia).



PARTILHAR:

Caretos de Podence aguardam decisão da UNESCO

Morna proclamada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO