11,5 milhões de euros para promover a inovação, a qualificação e a modernização de empresas do sector turístico.

O Hotel Dona Mafalda, em Penajóia (Lamego), o novo hotel do Pinhão (Alijó), a unidade de agro-turismo da Quinta de Fiães, em Vilar de Maçada (Alijó), e o novo barco-hotel são projectos enquadrados no «Pólo de Competitividade e Tecnologia - Turismo 2015».

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, que canaliza para os quatro promotores ajudas comunitárias de quase 11,5 milhões de euros, visa promover a inovação, a qualificação e a modernização de empresas do sector turístico, reforçando a sua capacidade competitiva e afirmação internacional, para além de aumentar a oferta e a qualidade da capacidade hoteleira do Douro.

O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, vê com bons olhos o aumento de pequenas unidades hoteleiras, pois \"a região precisa de quatro e cinco estrelas para qualificar a oferta\", mas também \"é importante ter outras mais acessíveis\". Por outro lado, contribuem para ampliar o número de camas no Douro, que o responsável estima já ter \"ultrapassado as três mil\".

Imóvel classificado

As obras para transformar um conjunto edificado na Quinta Dona Mafalda em hotel de charme já começaram. E com cuidados vários. Porque os imóveis são bastante antigos e porque estão classificados pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. Segundo a empresa promotora, muitas das características originais vão ser mantidas, como pórticos, o vigamento em castanho, os lagares em pedra e algumas pipas. A unidade fica a meia dúzia de passos do rio Douro com vista para todo o vale.

As obras do novo hotel do Pinhão, que ficará junto à estrada que dá para Casal de Loivos, vão começar no próximo mês de Setembro. O promotor é Luís Filipe Ferreira, empresário que foi emigrante no Luxemburgo e que, após o regresso, abriu dois restaurantes no Pinhão. \"Apesar de ser uma ambição, não esperava poder meter-me no hotel tão cedo, mas surgiu a oportunidade e vai avançar agora\", confessa. Em todos os projectos espera criar 26 postos de trabalho. No próximo ano prevê arrancar com um serviço de \"roteiros turísticos em jipe e autocarro\".

A Quinta de Fiães é uma pequena empresa produtora de vinho. O empresário Fernando Morgado avança que o projecto já foi pensado há vários anos mas \"infelizmente esbarrou na burocracia\". As obras a valer devem começar em Setembro. A ideia de criar uma unidade de agro-turismo pretende diversificar a actividade da quinta. \"Apercebi-me que o turismo em espaço rural seria uma alternativa ao sol e à praia, daí ter apostado num projecto desta natureza\".

Navio-hotel

O Douro Spirit, novo barco-hotel da Douro Azul, custa 12 milhões de euros e vai começar a sulcar o rio Douro em Abril de 2011, lotado com turistas americanos. O director da empresa, Mário Ferreira, adiantou, ao JN, que os cruzeiros \"já estão totalmente vendidos para mercados internacionais\". A sociedade turística garantiu um contrato de 16,5 milhões de euros para cinco anos, que prevê \"aumentar as receitas em três milhões de euros por ano, todas elas provenientes do estrangeiro\".



PARTILHAR:

E em Portugal?

Famidouro 2010