Durante a próxima época balnear vão poder hastear novamente a Bandeira Azul, 4 praias fluviais de Trás-os-Montes, Congida em Freixo de Espada à Cinta, Fraga da Pegada-Albufeira do Azibo e Ribeira - Albufeira do Azibo em Macedo de Cavaleiros e Praia Arqt. Albino Mendo em Mirandela.

As mesmas 4 praias galardoadas no ano anterior mantém a classificação este ano de 2023, galardão que reconhece a excelência do trabalho e a qualidade ambiental ao serviço das populações.

Bandeira azul vai ser hasteada em 394 praias, apenas mais uma do que no ano passado. Norte destronou o Algarve

“Portugal, no que toca a praias do interior, é o segundo país do mundo com maior número de praias galardoadas. Estamos logo a seguir a França, que tem outra realidade e dimensão, e muito acima de Espanha”, disse José Archer, referindo que foram galardoadas 47 praias fluviais, menos três do que no ano passado.

Entre saídas, entradas e reentradas, o número de praias galardoadas pouco varia e corresponde a cerca de 60% do total de águas balneares nacionais. Fenómenos extremos como a seca e as enxurradas no final do verão passado estão entre as principais causas para a perda do símbolo de qualidade.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, um galardão que é atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores da praia e de informação e sensibilização ambiental. 



PARTILHAR:

De São Tomé e Príncipe para Santa Marta de Penaguião com o sonho de ser bombeiro

Vinhais aprova Regulamento de Apoio aos Apicultores do concelho