Foi eleito no sábado Tito Resende como Presidente da Direção da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Bragança, numa eleição que decorreu com lista única.

Na cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Vila de Mogadouro, esteve presente o Diretor Regional do Norte do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias, e o Presidente e Vice-Presidente da FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis, Tiago Rego e Cátia Camisão, respetivamente. 

Tito Resende tem um seu curriculum dedicado à juventude com "mais de 10 anos envolvido no associativismo (Presidente da Direção da AE EsACT de 2014 a 2018 e do Núcleo de Estudantes de Turismo da EsACT de 2012 a 2013) e há 6 no associativismo juvenil, onde tenho o privilégio de presidir as direções da A.D.A.N. - Associação de Defesa Animal do Nordeste e da Ostentoriginalidade (promotora do Mirandela Music Fest)", e  sobre esta nova função diz "assumo a continuidade deste desafio, que não me é desconhecido com o intuito de rejuvenescer uma entidade que tão bem conheço! "

A FAJUVISDB é a instituição de maior importância no distrito e que por sua vez representa as associações juvenis sediadas neste distrito. Desta forma, a constituição dos órgãos sociais regeu-se pelo princípio da equidade e de coesão territorial. Nos 11 lugares dos órgãos sociais, estão pessoas que no total representam 12 associações distintas, sediadas em 7 concelhos do nosso distrito. 

Na toma da posse Tito Resende agradeceu a confiança destas associações  "deixo um cumprimento especial,  para que juntos consigamos realizar um mandato pautado pelo trabalho, atividades diferenciadoras voltadas para os jovens e ainda de reivindicar as suas justiças, perante os nossos parceiros institucionais e entidades governamentais com poder para mudar o rumo dos acontecimentos."

Há pergunta do Diário de Trás-os-Montes sobre os objectivos para este manda-to, Tito realçou " a missão desta equipa é valorizar e aproximar as associações do distrito de Bragança, envolvendo-as, representando-as, dignificando-as, motivando-as, criando novas dinâmicas dignas de uma grande rede associativa juvenil" e quer criar condições para resolver o problema da sede da Federação das Associações se possível em Mirandela".

O mandato é de dois anos e a lista é assim composta:

 

DIREÇÃO 

Presidente: Tito Emanuel Diogo Sales Resende (A.D.A.N. – Associação de Defesa Animal do Nordeste) (Ostentoriginalidade – Associação Juvenil) 

Vice-Presidente: Madalena Freitas Cangueiro (Associação de Jovens Ativos Mogadourenses) 

1º Tesoureiro: Débora Rodrigues da Conceição (Sorriso Coloquial – Núcleo de Estudantes de Gestão e Administração Pública do IPB) (Ostentoriginalidade – Associação Juvenil) 

2º Tesoureiro: Wanderley Afonso de Ceita da Conceição (Associação dos Estudantes Africanos em Bragança) 

Secretário: Diana Maria Ribeiro Ferreira (Tona Tuna - Tuna Feminina Universitária de Bragança) 

 

ASSEMBLEIA GERAL 

Presidente: José Eduardo Pinto Silva (Ostentoriginalidade - Associação Juvenil) 

1º Secretário: Miguel Fernandes Nóvoa (Centro de Acolhimento do Burro) (Associartecine - Associação de Dinamização dos Audiovisuais) 

2º Secretário: Juliana Pires Ramos (Tuna Mista de Bragança - Rausstuna) 

 

CONSELHO FISCAL 

Presidente: Acácio David Pradinhos (FISGA – Associação de Intervenção Social Cultural e Produção Artística) 

1º Secretário: Diogo Gonçalo Salgado Braz (Clube Académico de Carviçais) 

2º Secretário: João Nuno Costa Gaspar Pessegueiro (VIMONT - Associação Juvenil de Melhoramentos de Vilar do Monte) 



PARTILHAR:

Direção do Património Cultural regista vestígios de arte rupestre em Vila Real

Atualização: SEF deteta 15 comprovativos de testes falsificados