Os nove concelhos das Terras de Trás-os-Montes passam a integrar o circuito internacional das provas de resistência e aventura Norcha com um festival que junta perto de uma centena de praticantes de 20 países, divulgou a organização.

O Festival de Turismo de Natureza Norcha Terras de Trás-os-Montes decorre entre quinta-feira e domingo com provas de desafio extremo durante quatro dias non-stop (sem parar) pelos concelhos de Bragança, Alfândega da Fé, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Vimioso, Vila Flor, Miranda do Douro e Mogadouro.

Com a organização deste evento, a Comunidade Intermunicipal (CIM) das Terras de Trás-os-Montes pretende “impulsionar e afirmar o território no panorama internacional como um destino de Natureza e Aventura, de eleição de topo“, explicou em comunicado.

O Norcha é um evento multidesportivo que engloba provas de desafio extremo e o festival que decorre nas Terras de Trás-os-Montes está integrado no Circuito Europeu AR EuroSeries, segundo a promotora.

Durante os quatro dias, o festival junta cerca de uma centena de participantes de 20 países que vão participar integrados em equipas mistas, a apresentação decorreu hoje à noite no Teatro Municipal de Bragança

No espetáculo  de apresentação foram dados a conhecer os concelhos envolvidos e as diversas equipas receberam os kits de identificação para a prova. A Cerimónia de Boas-vindas teve ainda momentos musicais e uma perfomance dos Pauliteiros de Sendim (Miranda do Douro).

“Estas pessoas propõem-se conhecer este território percorrendo uma distância aproximada de 500 quilómetros, no máximo de quatro dias non-stop, 96 horas, a desafiar os limites“, descreve a organização.

A rota cruza a região das Terras de Trás-os-Montes e tem o seu início em Bragança, na quinta-feira, com passagem pelos nove concelhos da CIM, onde estão instaladas zonas de transição (mudança de atividade) e pontos de controlo identificados para visita durante a travessia.

Como é características destas provas de superação humana, as equipas têm que definir e encontrar a melhor via ou trilho para atingir cada objetivo, segundo a CIM.

A progressão das equipas pelo território será monitorizada através de um sistema de”GPS live tracking“, permitindo o acompanhamento contínuo, bastando para este efeito ter o acesso à internet, por via de computador ou dispositivos móveis, proporcionando uma interatividade global.

Este projeto é cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e surge na sequência da elaboração da Carta de Desporto de Natureza Intermunicipal.

Esta carta identifica as principais potencialidades do território neste campo e as modalidades a desenvolver, nomeadamente BTT, desportos náuticos e radicais e que vão estar em destaque durante os quatro dias do Festival de Desporto de Natureza.

Para a CIM, esta é “uma forma de impulsionar a sua prática, afirmando as potencialidades do território neste campo e contribuindo para dinamização do turismo de natureza e aventura nas Terras de Trás-os-Montes“.

......................................

O NORCHA Adventure Race é um evento multidesportivo onde equipas mistas de 4 elementos têm de percorrer aproximadamente 450-500km num máximo de 4 dias non-stop.

Trata-se de uma edição especial, a ter lugar no norte de Portugal, atravessando as TERRAS DE TRÁS-OS-MONTES.

Descrição 2021

Disciplinas: Caminhada e corrida, BTT, Kayak, Manobra de Cordas, SUP, Navegação/Orientação, Natação, Outras surpresas

Tempo estimado: 4 dias

Categoria das equipas: equipas mistas de 4 membros (prioritário) ou equipas de 3 membros

Numero de equipas: limitado

Logística: sem apoio

Equipamento Fornecido: Kayak e SUP

Equipamento Obrigatório: sim (ARES); 

Prémio Total: 1.250 €


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Detido um homem de 53 anos por tráfico de estupefacientes

A arquitetura do MACNA e paisagem envolvente foram inspiração para atividades em Chaves