Desde o início da actividade da Resíduos do Nordeste a recolha selectiva tem registado um aumento gradual nos valores retomados. Em 2010 esse aumento traduziu-se em 8% face ao ano anterior.

Esta tendência de crescimento reflecte o esforço desenvolvido pela empresa a vários níveis, nomeadamente a existência de 14 ecocentros; o aumento da rede de ecopontos, com 580 unidades instaladas; e o reforço de campanhas de sensibilização e informação, desenvolvidos no âmbito dos Planos de Sensibilização anuais.

O esforço da Resíduos do Nordeste ao nível da recolha selectiva será reforçado em 2011 com a entrada em funcionamento do Roadshow de Sensibilização Ambiental, uma exposição interactiva móvel que pretende sensibilizar toda a população da área de intervenção da empresa.

Outro elemento fundamental para o aumento da recolha selectiva será também a entrada em funcionamento da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia do Nordeste Transmontano, que permitirá reduzir significativamente a quantidade de resíduos depositada em aterro para níveis inferiores a 50% do total de RSU produzidos, aumentando assim a quantidade de materiais encaminhados para reciclagem.

Resta-nos agradecer o contributo de todos os intervenientes neste processo, nomeadamente os Municípios, as Escolas e toda a população que, cada vez mais, aderem à recolha selectiva, e utilizam os nossos ecopontos e ecocentros.



PARTILHAR:

As eleições presidenciais e a triste abstenção dos emigrantes portugueses

Vila Verde da Raia