Centenas de pessoas em Espanha, desde a Galiza até Valência, afirmaram ter visto, esta tarde, bolas de fogo nos céus, uma ocorrência que poderá estar relacionada com a queda de um meteorito. O fenómeno foi também avistado por algumas dezenas de pessoas em Portugal, especialmente no distrito de Viana do Castelo.

De acordo com a edição online do diário "El Mundo", o fenómeno foi avistado numa faixa de território, de Oeste a Leste de Espanha, desde as províncias de Corunha, Lugo, Orense e Pontevedra (na Galiza) até às Baleares, Albacete, Valência, Castellón, passando por Madrid e Leão. Em algumas zonas, os bombeiros foram chamados para extinguir pequenos focos de incêndio que se pensa terem sido provocados pela queda de corpos incandescentes, enquanto noutros locais se ouviram algumas explosões.

Num primeiro momento as autoridades espanholas, alertadas por centenas de chamadas efectuadas para os números de emergência, pensaram tratar-se da queda de um avião, mas a hipótese foi descartada pelas aviação civil espanhola, que garante não detectou qualquer fenómeno estranho.

Por seu lado, o Instituto de Meteorologia espanhol revelou que os seus instrumentos (desde radares a imagens de satélite) não detectaram "nada fora de anormal", descartando a hipótese de se tratar de um fenómeno atmosférico conhecido. As autoridades estão a tentar determinar se os objectos incandescentes resultaram da desintegração de um meteorito.

A bola de fogo também foi avistada esta tarde em Portugal, segundo fonte do Centro Distrital de Coordenação e Socorro, que garantiu que várias pessoas telefonaram para o 112 a dizer que viram cair um objecto incandescente com uma cauda de três metros.

O comandante Nuno Costa, do Centro Nacional de Coordenação de Socorros, diz ter indicações de que se tratou de uma chuva de meteoritos que se abateu sobre grande parte da Península Ibérica.

A mesma fonte, adianta que os primeiros relatos sobre este caso chegados dos CNCS tiveram origem no concelho de Ponte de SÎr (distrito de Portalegre) e pouco depois, algumas pessoas em Viseu disseram ter avistado o mesmo fenómeno. Mas foi no distrito de Viana do Castelo que maior número de pessoas relatou ter visto os clarões, em particular nos concelhos de Arcos de Valdevez e Caminha.

Entre os que avistaram este fenómeno, estão os espectadores que ao final da tarde assistiam a um jogo no Estádio de Santiago de Compostela, na Galiza, adianta a agência espanhola Efe. Entre os espectadores encontrava-se José Angel Docobo, director do Observatório Astronómico da Universidade de Santiago, segundo o qual o fenómeno poderá ter origem na queda de uma meteorito, que ao entrar na atmosfera terrestre se fragmentou e incendiou, provocando o efeito avistado.

O responsável afirma que o observatório estudou recentemente um fenómeno semelhante, relativo à queda de uma pedra cósmica com cerca de dez toneladas. No entanto, o astrónomo acredita que, desta vez, o meteorito poderia pesar entre 50 a cem toneladas.

Outra das explicações poderá ser a da entrada na atmosfera de um objecto artificial, tal como restos de um foguetão ou de um satélite, explicou, ainda que esta seja uma hipótese menos provável.



PARTILHAR:

Antigo director da TAP na América do Norte

A ARMCPF suspende manifestação prevista para dia 10