A Polícia Judiciária de Coimbra deteve no dia 31 de Janeiro, em Bragança, um camião carregado de tabaco de contrabando, que ali se preparava para ser desalfandegado.
Dois membros da Alfândega de Bragança, por alegada implicação na rede de contrabando, foram detidos.
Oito membros de uma rede internacional de contrabando de tabaco foram detidos pela Polícia Judiciária de Coimbra, que apreendeu 400 mil maços de cigarros.
Os oito homens são suspeitos dos crimes de associação criminosa para a prática do contrabando, falsificação de documentos e corrupção.
No âmbito da operação, que teve o nome de código "Smoking", a PJ desmantelou na íntegra a vertente nacional da rede, que introduzia em Portugal tabaco contrafeito, fabricado no Vietname, em embalagens também falsificadas.
O tabaco entrava na União Europeia pela Holanda e era desalfandegado em Portugal como uma mercadoria de natureza diferente.
Fonte ligada à investigação informou que sob dois funcionários das Alfândegas recai a suspeita de corrupção, por alegada colaboração com a rede criminosa na introdução do tabaco falsificado em Portugal, que era encaminhado posteriormente para o espaço comunitário.
Na operação, em que colaborou a Direcção Geral das Alfândegas, foram também apreendidos três veículos - um pesado e dois ligeiros de gama alta - carimbos, diversa documentação falsa e cerca de nove mil libras esterlinas.
O Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra confirmou na sexta feira a prisão preventiva de seis dos oito homens envolvidos, que vão aguardar julgamento na situação de prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Coimbra, enquanto os restantes dois foram restituídos à liberdade.



PARTILHAR:

Droga

Trabalhadores querem aumentos