O surto de infeção pelo novo coronavírus detetado no início de dezembro na Obra Social Padre Miguel, em Bragança, encontra-se sanado, disse hoje à Lusa o presidente da instituição, Manuel Pereira.

De acordo com o responsável, entre os mais de 200 idosos e funcionários foram afetados “32 utentes e oito a dez” trabalhadores, e registaram-se “três mortes” associadas à covid-19 entre os utentes, “todos com mais de 90 anos e com outros problemas de saúde”.

Manuel Pereira salientou que os infetados “estiveram sempre assintomáticos”.

O presidente indicou que toda a comunidade da instituição foi testada quatro vezes ao longo do último mês, em colaboração com as autoridades de Saúde, e o surto foi debelado.

Manuel Pereira especificou que têm neste momento duas funcionárias em casa de quarentena e uma utente em isolamento, que testou positivo depois de ter estado internada no hospital, já depois do surto que afetou a Obra Padre Miguel.

O responsável indicou que já foram retomadas as visitas de familiares aos utentes, que estiveram suspensas durante o surto, que foi resolvido sem necessidade de recurso a reforço do exterior, nomeadamente às brigadas de intervenção rápida, como sublinhou.

O surto foi detetado no início de dezembro com caso de uma utente que tinha estado hospitalizada e depois de regressar voltou a recorrer à unidade de saúde, onde realizou um teste com resultado positivo.

O caso foi comunicado à Autoridade Regional de Saúde que decidiu testar toda a comunidade, tanto utentes como funcionários.

A Obra Social Padre Miguel tem um complexo, em Bragança, com respostas para idosos num lar residencial e num lar social, e também creche com 66 crianças.

Segundo o presidente, este foi o primeiro surto na instituição desde o início da pandemia, embora já tenha tido anteriormente casos isolados e uma morte associada à covid-19 por uma utente com outras patologias.

O distrito de Bragança tem perto de 800 casos de infeção pelo novo coronavírus ativos e soma, desde o início da pandemia mais de 5.700 e 107 mortes.

HFI // MSP Lusa, Foto: AP



PARTILHAR:

Hospital da Régua com investimento de 3,5ME para reabrir com “modelo inovador”

Suspeito preso por cortar pulseira eletrónica em Vila Flor