A cidade de Bragança recebe entre quinta-feira e domingo a 6.ª edição do Smartravel, um congresso que junta contributos de personalidades nacionais e internacionais sobre as cidades e o turismo inteligentes.

Associado ao conceito “smart” (inteligente), este evento propõe-se mostrar que as soluções e estratégias sustentáveis não estão apenas ligadas às novas tecnologias, mas ao aproveitamento do potencial existente localmente.

Entre o painel de oradores estão nomes como Natália Olson-Urtecho, membro da administração Obama, nos Estados Unidos, o antigo ministro português Daniel Bessa, Helena Freitas, Antónia Correia, Nestor Garcia, António Bob Santos, Barbara Leão de Carvalho, Daria Batukhtina.

O tema desta edição é a “Devolução”, que o organizador Vítor Pereira explica como “a necessidade de voltar às origens e organizar o nosso pensamento, colocando-o mais próximo da natureza”.

O evento é organizado em parceria com a Câmara de Bragança com o presidente Hernâni Dias a sublinhar que nesta edição pretende-se que seja “devolvida esperança” aos territórios de baixa densidade, sublinhando o “potencial enorme” que têm.

Desta forma, defende o autarca, é possível “trabalhar o futuro de forma mais sustentável e com a garantia de que quem aqui se queira fixar tem progresso e sucesso à sua frente”.

Sendo um dos primeiros eventos do género organizado no interior de Portugal, o Smartravel tem-se dedicado aos temas das periferias, regiões remotas, cidades mais pequenas e distantes dos grandes centros de decisão.

Desde 2014, já passaram por Bragança mais de 150 oradores nacionais e internacionais, representando municípios, instituições, empresas e academia.



PARTILHAR:

Escola da Régua abre processo de inquérito após participações de aluno e professor

Câmara de Vila Real aposta na preservação do barro de Bisalhães