O projecto de construção da barragem das Veiguinhas, no Parque Natural de Montesinho, pode vir a ser reapreciado. A intenção foi confirmada pelo próprio ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, Nunes Correia, que, assim, deu um sinal de esperança à autarquia de Bragança, admitindo que aquela possibilidade não está ainda posta de parte.

Nunes Correia referiu que a tutela \"conta que a empresa Águas de Trás -os- Montes faça uma reavaliação do processo de construção do empreendimento em termos sociais, económicos e técnicos\".

A barragem das Veiguinhas integra um projecto mais vasto para fazer o abastecimento de água ao concelho de Bragança, designado de Alto Sabor - e por meio do qual foi construída a barragem da serra Serrada -, mas que nunca chegou a ser concluído. O estudo de impacto ambiental de Veiguinhas já foi chumbado três vezes, devido aos pareceres negativos do Instituto de Conservação da Natureza.

Assim, a hipótese de construção do empreendimento parecia posta de parte, uma vez que a empresa Águas de Trás-os-Montes propÎs, no início do ano, à Câmara Municipal de Bragança, um sistema alternativo para o reforço do abastecimento público à cidade um açude com oito metros no mesmo local para onde está prevista a barragem, e a água seria transportada por meio de condutas para a albufeira de Gostei, construída para regadio. A alternativa foi chumbada quer pelo Executivo camarário quer pela Assembleia Municipal. Veiguinhas foi considerada a única solução viável para resolver o abastecimento a Bragança.

No ano passado, a autarquia e a empresa Águas de Trás-os-Montes manifestaram a intenção de declarar o interesse público do empreendimento, na tentativa de conseguirem viabilizá-lo.



PARTILHAR:

Emigrantes votam reestruturação

Feira do Folar começa hoje