A autarquia de bragança apresentou ao público na semana passada o projecto de intervenção na Av. Sá Carneiro  e Av. Jão da Cruz.

A sessão de esclarecimento decorreu na semana passada (quarta-feira) no Teatro Municipal e nela participaram algumas dezenas de comerciantes e público em geral, que ouviram o presidente Hernâni Dias explicar com a ajuda de slides o projeto, onde foi apresentado um cronograma da realização da obra, com imagens do antes e do depois.

Foi explicado que no decorrer das obras se espera perturbar o menos possível moradores, clientes e comerciantes, que acreditam que vai haver constrangimentos, mas que no futuro todos vamos beneficiar com uma cidade renovada, “sendo que é necessário substituir os pisos e passeios degradados”

Segundo o presidente “haverá limitações de estacionamento, mas vão ser garantidos 250 lugares no parque de estacionamento do shopping a preços simbólicos”, que ainda estão a ser estudados.

Foi apresentado um planeamento das obras, de forma a que empreitada seja realizada por fases, de modo a limitar os constrangimentos, mas manter sempre o transito circulável, quer para os peões e viaturas.

A Av. João da Cruz, será toda intervencionada, mas serão mantidos os pavimentos os tradicionais paralelepípedos que vão ser repostos, alargados os passeios por forma a permitir as esplanadas dos cafés e ao mesmo tempo permitir a circulação de peões. Os passeios do jardim central serão encolhidos por forma a ganhar espaço necessário, no entanto será necessário retirar as cerejeiras agora existentes e substituídas no futuro por outras árvores,  conforme o estudo que indica que sejam magnólias já com algum porte.

O sistema de iluminação será todo renovado com instalação de novas torres de iluminação.

Os táxis serão mantidos na mesma localização, apesar de algumas mudanças durante as obras, no entanto nesse passeio irá ser introduzida uma ciclovia que ligará á ciclovia da estação rodoviária.

Em termos de estacionamento manter-se-ão o mesmo número de estacionamento, segundo disse o presidente de câmara.

Em geral os presentes reagiram bem mostrando-se satisfeitos com o projeto apesar de se esperam dificuldades nos negócios durante o período de obras, pedindo mesmo que não sejam esquecidas durante as Feira das Cantarinhas.

Um comerciante pediu mesmo ao presidente que nãos e esquece da colocar a Sá Carneiro na rota dos eventos culturais da cidade.

O presidente explicou que vão ser também intervencionadas as escadas de acesso à Av. Sá Carneiro “com normalização dos degraus para dar mais segurança” e “passará a haver escadas rolantes nas escadas da Rua S. João de Deus”.

As obras estão previstas já para o mês de Junho junto ao viaduto da Sá carneiro, que será o primeiro a ser intervencionado, disponibilizando a autarquia uma equipa técnica em permanencia para tentar minimizar o impacto das obras nas pessoas.

Fotos: António Pereira


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Bragança sobressai pelo investimento no sector automóvel

Populares cantam a "Grândola, Vila Morena" contra o lítio em Montalegre