As potencialidades naturais da Serra da Nogueira, em Bragança, vão ser aproveitadas para produção de energia limpa com a instalação de um parque eólico, que resultará numa nova fonte de rendimento para as autarquias.
A empresa Penog, Parque Eólico da Nogueira, Lda, de capitais franceses, propõe-se fazer um investimento que pode ascender aos 30 milhões de contos na colocação de equipamento para a produção de energia, aproveitando as capacidades das zonas ventosas da serra.
As condições para a instalação do parque eólico encontram-se já definidas num acordo de princípio, segundo o qual a empresa se compromete a partilhar os lucros da exploração da serra com as autarquias locais.
A empresa pagará às Câmaras dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, por onde se estende a Serra da Nogueira, um por cento da receita bruta facturada à EDP pela produção de cada torre e três por cento a 11 freguesias desta área.
As freguesias receberão ainda três mil contos cada, aquando da formalização do projecto, e às três Câmaras é ainda permitida a participação com fundos próprios até 12 por cento do total do capital social da empresa promotora do projecto, que carece ainda dos estudos para a instalação do equipamento.
De acordo com estudos iniciais apresentados pela empresa aos autarcas, cada torre do parque eólico deverá render 40 mil contos anualmente e não deverá ser instalado um número inferior a 50 na Serra da Nogueira.
O processo arrasta-se há mais de um ano, devido ao desentendimento entre as câmaras e as freguesias relativamente à distribuição das receitas do empreendimento.
As autarquias acabaram por chegar a acordo e juntas analisaram diversas propostas para a execução do projecto, tendo considerado que a mais vantajosa era a da empresa Penog.



PARTILHAR:

Alijó bem representada

Para chamar a atenção para o mau estado da estrada